Com novas regras dos cartões, consumidor saberá quanto gastará com o banco

SÃO PAULO – “Os consumidores saberão quanto eles vão gastar com o banco”, disse o chefe do Departamento de Normas do Banco Central, Sergio Odilon dos Anjos, durante seminário que ocorre em Brasília…

SÃO PAULO – “Os consumidores saberão quanto eles vão gastar com o banco”, disse o chefe do Departamento de Normas do Banco Central, Sergio Odilon dos Anjos, durante seminário que ocorre em Brasília sobre as novas regras dos cartões de crédito.

De acordo com Odilon, as novas medidas, que começam a valer a partir do próximo dia 1º, devem permitir que os consumidores tenham acesso aos gastos que efetivamente têm com a moeda de plástico.

Esse maior controle, afirma Odilon, deve-se à queda do número de tarifas cobradas pela utilização do cartão, de 80 para cinco tarifas. “Cada vez mais o cliente terá a ciência de quanto ele está pagamento ao final de cada ano, do custo total que ele tem com o banco”, afirma.

Informação deve ser clara

Apesar dessa vantagem, Odilon atesta que é preciso que os consumidores fiquem atentos às novas regras. “É muito importante que o cliente saiba exatamente quais são os seus direitos para estimular a concorrência”, afirma. “A nossa intenção é que o cliente bancário exerça o seu direito como cidadão comum”. Odilon também enfatizou que, com a quantidade de tarifas reduzida, os consumidores também terão mais condições de buscar a instituição que lhe prover melhores condições de taxas.

Veja também

    Noticias

    Pronampe: 30 bi e carência de 2 anos para empreendedores do RS

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Governo do RS atualiza lista com municípios em estado de calamidade e postergaç...

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA e CDL POA promovem ação para limpeza do Centro Histórico da Capital

    Veja mais
    Noticias

    Cartilha Estado de Calamidade: seguros disponíveis e auxílio reconstrução

    Veja mais