Comerciários e sua importância histórica no mundo do trabalho

O varejo é um dos setores mais importantes para a economia brasileira e ele é feito por muitos. Pelos empresários, fornecedores, investidores, governo, consumidores e empregados. E são eles, os comerciários, que materializam a força do varejo no cotidiano de nossas lojas.

Outubro é o mês para destacar estes trabalhadores e lembrar-se de sua importância na história das leis trabalhistas brasileiras. Em 30 de outubro de 1932 foi publicada a lei que regulamentou a carga horária dos trabalhadores do comércio para 8 horas diárias. Esta conquista acabou beneficiando a todos os profissionais de outras categorias. Por isso, a data ficou conhecida como o Dia do Comerciário. Vemos, assim, o quão importante são estes trabalhadores na história do país e do varejo. Como Sindicato, sabemos que somente a união nos leva ao desenvolvimento. Seja a união entre empresários, seja entre os trabalhadores. Ela é fundamental para que tenhamos benefícios e desenvolvimento em nossos negócios e carreiras.

Os trabalhadores do comércio são uma peça fundamental para o êxito de qualquer loja. Os funcionários é que dão rosto aos objetivos e ao jeito de ser de uma marca, então é essencial valorizar a equipe, capacitá-la constantemente e motivá-la a crescer. O comércio é infinito nas possibilidades de crescimento e carreira que pode oferecer. Lojas não são feitas somente por vendedores, embora eles estejam em evidência no dia a dia. O varejo é feito por todos que se envolvem em cada processo realizado até que o consumidor escolha o nosso produto ou serviço.

Ser comerciário já não é mais uma alternativa para quem não conquistou outro tipo de colocação profissional. Ser comerciário é um estilo de vida, uma escolha consciente e, principalmente, um caminho sólido para trilhar até o reconhecimento e satisfação profissional. Comerciário, conte conosco para que juntos possamos continuar trabalhando em favor de um comércio mais próspero e cheio de oportunidades para crescermos. Salve o Dia do Comerciário!

Paulo Kruse – Presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre

Fonte: Sindilojas Porto Alegre