Comércio abriu vagas, indústria e construção fecharam
O comércio criou 164 mil postos de trabalho na passagem de setembro para outubro, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado…
O comércio criou 164 mil postos de trabalho na passagem de setembro para outubro, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representou um aumento de 3,9% no número de ocupados no setor em outubro ante setembro. Na comparação com outubro de 2012, houve crescimento de 1,0%, com a criação de 42 mil vagas no comércio.
Na direção oposta, a indústria e a construção dispensaram trabalhadores. Em relação a setembro, houve retração de 2,4% no número de vagas na indústria, o equivalente a 90 mil trabalhadores demitidos. Em relação a outubro de 2012, a queda também foi de 2,4%, o mesmo que 89 mil vagas a menos.
Na construção, houve queda de 2,8% no número de ocupados em relação a setembro, 51 mil trabalhadores a menos. Em relação a outubro de 2012, a queda foi de 4,0%, ou 75 mil vagas cortadas.