Comércio ampliado deve crescer 7,7% em 2011

CNC projeta crescimento de 7,7% para o comércio ampliado em 2011

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Serviços (CNC) prevê que as vendas do comércio ampliado cresçam 7,7% este ano. A projeção tem como base os números da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE, que apontaram, na versão ampliada, expansão de 7,1% no acumulado até março, 1,4 ponto abaixo da taxa pelo índice de atividade do comércio (IAC), da Serasa, que apontou crescimento de 1,2% do varejo entre abril e maio, já realizado o ajuste sazonal. Os principais destaques positivos do IAC foram os ramos do comércio automotivo (+2,6%) e de materiais de construção (+2,0%). Por outro lado, as pressões persistentes dos preços explicam o fraco resultado de hiper e supermercados (-3,2%). Em relação ao mesmo mês de 2010, destaque para materiais de construção e combustíveis e lubrificantes que puxaram crescimento (+12,1% e +11,0%, respectivamente), movimento contrabalançado pelas vendas de tecidos vestuário e calçados que oscilaram -0,3%.