Comércio de Porto Alegre liquida coleção de inverno

Levantamento do Sindilojas Porto Alegre demonstra que lojistas antecipam liquidação

Os lojistas da Capital estão com liquidações para baixar os estoques de inverno. Em levantamento feito pelo Sindilojas Porto Alegre nos primeiros dias de julho, 75% dos entrevistados afirmou que o principal motivo da promoção é a troca de coleções, já em preparo para a chegada de peças da próxima estação. Outros 25% dos lojistas que estão com promoções destacaram que o principal objetivo da ação é o crescimento nas vendas.

Os produtos em liquidação são essencialmente roupas e calçados de inverno. “A liquidação é um importante momento para o lojista renovar seu estabelecimento com novas coleções. Percebemos cada vez mais uma antecipação das promoções, como consequência da tendência fast fashion ancorada por grandes redes e que está mudando o período em que as liquidações são feitas”, destaca o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.

Sobre o resultado das liquidações, 50% dos estabelecimentos que participaram da pesquisa estão registrando um índice de vendas mais baixo em relação à liquidação de inverno de 2013, enquanto 33% observam resultados mais favoráveis frente ao ano passado e 17% ainda não tem dados.

A principal modalidade de promoção observada é redução dos preços, com 92% dos estabelecimentos pesquisados ofertando índices de desconto. Para 67% dos entrevistados, as liquidações são mais comuns nesse período do ano, compreendido pela primeira quinzena de julho. Comerciantes também alegaram que costumam realizar promoções de inverno mais tarde, mas neste ano estão antecipando as ofertas em função de vendas mais fracas na comparação com 2013.

O Sindilojas Porto Alegre ainda perguntou aos lojistas sobre a relação da Copa do Mundo com suas liquidações, e 34% disse que as vendas mais baixas registradas durante jogos do Brasil ou em Porto Alegre influenciaram na realização de promoções neste período.