Comércio de Porto Alegre pode abrir no dia 2 de novembro

A regra para a abertura das lojas em feriados prevê a obrigatoriedade de acordo coletivo por parte das empresas que precisarem contar com o trabalho de funcionários

O Sindilojas Porto Alegre informa que, na próxima quinta-feira, 2 de novembro, as lojas de Porto Alegre poderão funcionar com a utilização da mão de obra de seus colaboradores, desde que respeitada as regras Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Para utilizar a mão de obra dos empregados neste dia as empresas deverão fazer adesão ao acordo coletivo de trabalho a ser firmado com Sindec-POA e a assistência do Sindilojas Porto Alegre.

A jornada de trabalho máxima dos colaboradores em feriados pode variar entre 6 e 8 horas, de acordo com o que está previsto no acordo firmado ou que vier a ser firmado. O horário de abertura para o comércio de rua fica a critério de cada empresa, enquanto as lojas localizadas em shoppings centers e centros comerciais devem seguir as orientações desses estabelecimentos. Portanto, as empresas que desejam abrir no feriado devem verificar as condições estabelecidas na Convenção Coletiva e, caso ainda não possuem o acordo, deverão aderir as regras para utilizar a mão de obra de seus empregados nesse dia.

Para a sexta-feira, dia 03/11, e o final de semana, o funcionamento do comércio permanece inalterado. Em caso de dúvidas, lojistas podem entrar em contato com o Sindilojas Porto Alegre pelo telefone (51) 3025.8300.