Comércio disputa Sebrae

Mesmo com três candidaturas inscritas, ainda existe a tentativa de fechar uma alternativa de consenso para a eleição do comando do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no…

Mesmo com três candidaturas inscritas, ainda existe a tentativa de fechar uma alternativa de consenso para a eleição do comando do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Estado, na próxima sexta-feira. O mandato, que era de dois anos, passará a ser de quatro, e o vencedor administrará um orçamento de R$ 115 milhões em 2011 – recursos similares à receita anual de um município como Uruguaiana, com 127 mil habitantes (veja quadro).

Polêmica nos bastidores, a disputa ocorre entre lideranças do segmento do comércio e serviços, a quem cabe a próxima gestão, conforme o rodízio acertado entre o setor, na ocasião representado pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços (Fecomércio) e pelas entidades privadas ligadas à agricultura e à indústria. Pela Fecomércio, concorre o empresário Julio Ricardo Mottin, presidente da Dimed/Panvel. Pela Federação das Associações Comerciais e de Serviços (Federasul), o presidente José Paulo Dornelles Cairoli e, pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-RS), o também presidente Vitor Koch. Todos integram o conselho deliberativo do Sebrae.

Defensores da candidatura de Cairoli alegam existir, também dentro das entidades do comércio e serviços, um acerto de um rodízio, que daria à Federasul o direito a ser a próxima a comandar o Sebrae, já que a última gestão do setor (2005-2006) coube à Fecomércio.

Ouvidos por ZH, dois membros do conselho dizem desconhecer qualquer acerto de rodízio no segmento de comércio. Como o mandato passou a ser de quatro anos, chegou a ser cogitada uma alternância entre os três candidatos à frente do Sebrae no próximo mandato. A proposta não prosperou.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais