Comércio faz aposta no frio

Temperatura cai e eleva a previsão de vendas

Faltando 21 dias para o início oficial do inverno, o frio já chegou com força ao Rio Grande do Sul e os lojistas comemoram o aumento nas vendas. A expectativa do Sindilojas Porto Alegre é que o comércio registre neste final de semana um crescimento de 10% nos negócios em comparação com o mesmo período do ano passado.

A previsão está mantida apesar do feriado prolongado de parte da população. Nas vitrines, as lojas já dão mais ênfase aos equipamentos típicos do inverno, como os aquecedores, aparelhos de ar-condicionado e estufas. Seguindo a tendência de comportamento da população, Jandira da Silva realizava na manhã de ontem uma pesquisa de preço nas lojas do Centro de Porto Alegre. “Tem que comparar antes de comprar, até porque a variedade é grande”, comentou.

Segundo o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, a meteorologia é um fator determinante no comércio. “Basta fazer frio para a venda de itens típicos da época terem aumento considerável e rapidamente”, disse. Os principais produtos comercializados estão nas áreas de vestuário e de eletrodomésticos. Pensando no aumento de movimento nas compras, Sielichow ressaltou que a maioria dos estabelecimentos está preparada e conta com estoques. “Já está dentro do planejamento. A boa notícia é que neste ano o frio veio mais cedo. Isso pode ser sentido já nas vendas relacionadas ao Dia das Mães, que também foram impulsionadas pelo fator climático”, assinalou.