Comércio ganha fôlego em outubro e sobe 3,8 pontos no Icom

O indicador está em seu maior patamar desde maio, quando apontava 92,6 pontos, representando o avanço na média móvel trimestral de 1,2 ponto. 

A FGV divulgou na última quinta-feira (25) que o Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 3,8 pontos dos meses de setembro para outubro, atingindo 92,5 pontos. Este é o maior patamar desde maio, quando o indicador estava em 92,6 pontos, representando o avanço na média móvel trimestral de 1,2 ponto. Em nota oficial, o coordenador da Sondagem do Comércio no Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), Rodolpho Tobler, considera que este dado sugere que o pior momento do setor começa a ficar para trás. “A recuperação nos índices que medem a situação atual e as expectativas reforça o otimismo em relação a uma retomada das vendas. Apesar do bom resultado no mês, a continuidade e intensidade da recuperação do comércio ainda estão sujeitas a melhores resultados no mercado de trabalho e redução dos níveis de incerteza."

Neste mês, 11 dos 13 segmentos pesquisados obtiveram melhora da confiança, após cinco meses consecutivos sem resultado positivo. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) subiu 2,5 pontos, ficando em 88,2 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-COM) ficou em 97,1 pontos, com uma alta de 4,9 pontos.

Os dados para a edição de outubro foram coletados entre os dias 3 e 24 do mês, com informações de 1.153 empresas.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais