Comércio mais próximo dos consumidores

Empresários conhecem na NRF 2016 exemplos de marcas famosas que cresceram interagindo com clientes

Uma espécie de resgate das relações humanas é o que resume algumas das tendências para os negócios de varejo e serviços em 2016. Essa é a percepção da empresária Sílvia Lemos, de Porto Alegre, uma das participantes da missão empresarial gaúcha à maior convenção mundial do setor, que ocorre em Nova Iorque, até o dia 22 de janeiro. Franqueada da marca Contém 1g, ela comenta que nesta edição do evento não está tendo a sensação, como no ano passado, de que os investimentos tecnológicos são prioridade para ajudar a vender mais ou crescer o volume de negócios com fornecedores e parceiros.

“Estou encontrando muitas palestras e apresentações, além de conversas com outros empresários, sobre questões comportamentais de clientes, posturas diferenciadas para consumir, contato interpessoal mais aprimorado e conhecimento sobre quem são os consumidores, suas histórias, seus desejos”, relata. A presença de Sílvia na NRF 2016 é coordenada e orientada pelo SEBRAE/RS em parceria com Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL/RS) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas Porto Alegre).

Para ela, faz sentido o ensinamento de que é preciso realizar os desejos empreendedores (as vontades como empresários), lançando ideias, experimentando-as e melhorando-as a partir da interação com os clientes. “Um palestrante repetiu várias vezes a frase: ‘lançar, experimentar e melhorar’ e ele tem razão. No meu caso, que vendo produtos de estética, preciso agregar o serviço de ensinar as consumidoras questões de auto-maquiagem. Mas isso pode ser bom não só para vender mais, mas ajudar de verdade a pessoa que vai usar o produto”, explica.

O grupo de empresários gaúchos chegou a Nova Iorque no dia 16 e retorna para o Rio Grande do Sul no dia 22 de janeiro. Há varejistas, incluindo prestadores de serviços, como arquitetos, e a maioria busca de informações e vivências sobre diversos temas como, merchandising, design de lojas, marketing, comércio eletrônico, atendimento, gestão financeira, recursos humanos, tecnologia da informação e outros. Na agenda da semana, o SEBRAE/RS fará visitas técnicas guiadas a alguns dos principais mercados e a lojas de grandes marcas e redes norte-americanas e até europeias instaladas na cidade.

Fonte: Sebrae-RS.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais