Comércio poderá vender só eletroeletrônicos com novo plugue a partir desta sexta

SÃO PAULO – O comércio só poderá vender aparelhos eletroeletrônicos com plugues padrão a partir desta sexta-feira (1). Segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade…

SÃO PAULO – O comércio só poderá vender aparelhos eletroeletrônicos com plugues padrão a partir desta sexta-feira (1). Segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), o padrão, determinado pela Portaria 185, de julho de 2000, está totalmente implementado, com mercado abastecido e baixo índice de irregularidades de produtos à venda e sem abuso de preços ao consumidor. “Em cidades mais remotas do País, o comércio só vende plugues e tomadas dentro do padrão, o que comprova que a indústria e a revenda se adequaram”, afirmou o diretor de Qualidade, Alfredo Lobo.

O que mudou?

Antes da padronização, havia 12 tipos de plugues e oito tipos tomadas diferentes. Agora, com a padronização, o mercado brasileiro passa a ter dois modelos de plugues e tomadas, de dois e três pinos. Além disso, os aparelhos devem somente plugues com pinos redondos e não mais pinos chatos. Os plugues de três pinos são utilizados em aparelhos que necessitam de aterramento. O terceiro pino faz o papel do fio-terra. A função dele é evitar que o consumidor sofra um choque elétrico, ao ligar aparelhos que estejam em curto-circuito. Neste caso, a corrente elétrica flui e é descarregada pelo sistema de aterramento, evitando choque ao usuário do aparelho. De acordo com o Inmetro, os pinos terão diâmetros diferenciados de acordo com a corrente elétrica que o aparelho necessita para funcionar. Essa informação deverá constar na embalagem dos produtos. Ainda segundo o instituto, em cerca de 20% dos casos, o usuário terá dificuldade de conexão entre os plugues e tomadas padronizados e antigos. Nesses casos, dever se trocada a tomada, utilizando a padronizada.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe prêmio da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes: saiba como será

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre tem reunião com o prefeito Sebastião Melo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA acompanha lançamento de agenda legislativa na Fecomércio RS

    Veja mais