Comércio porto-alegrense tem aumento nas vendas neste Natal
Para a maioria dos lojistas da capital, as vendas aumentaram em relação ao ano passado
As vendas de Natal na capital gaúcha superaram o ano anterior, segundo levantamento de Resultado de Vendas realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre. Para 45% dos lojistas, houve aumento nas vendas em 2024, percebido principalmente pela maior movimentação nas lojas.
Além disso, mais de 54% dos respondentes tiveram suas expectativas atingidas quanto ao faturamento na data. O ticket médio alcançou o valor de R$ 218, superando a projeção da pesquisa de intenção de compras que estimava ticket médio abaixo de R$ 200.
Esse crescimento reforça que a Black Friday não inibe as vendas de Natal: mais de 77% dos lojistas porto-alegrenses não foram prejudicados pela antecipação de presentes e compras no mês de novembro.
Entre as principais ações que contribuíram para aumentar as vendas, a realização de promoções foi destacada pelos lojistas, com 63,8% das respostas, seguida por decoração da vitrine (37,1%) e aplicação de descontos (30,5%).
A pesquisa ainda revela que quase 90% das compras de Natal foram parceladas no cartão de crédito, com crescimento em relação ao ano passado quando 81% das compras foram realizadas nessa modalidade de pagamento.
Seguindo a expectativa para a data, 60% das vendas foram realizadas somente em lojas físicas. Entre os lojistas que também venderam nos canais online, a maioria (57,1%) afirma ter vendido pelo WhatsApp e a principal forma de pagamento foi via link.
O Presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, destaca a importância do resultado de vendas de Natal para a recuperação do varejo. “O comércio de Porto Alegre mostrou sua força, com um crescimento expressivo nas vendas em relação ao ano anterior. Esse resultado reflete não apenas a confiança dos consumidores, mas também o empenho dos lojistas em oferecer produtos de qualidade e um atendimento diferenciado. Estamos muito otimistas com o que esse desempenho representa para o setor, que segue gerando empregos e impulsionando a economia local”, declara.
Confira mais dados da pesquisa abaixo:
Qual foi a principal forma de pagamento utilizada pelos clientes na sua loja para as compras de Natal?
Parcelado no cartão de crédito – 87,6%
À vista no débito – 6,7%
Cartão de crédito em 1x – 4,7%
À vista pelo Pix – 1,0%
Quando foi o período de maior movimento na loja para as compras de Natal?
Na semana do Natal – 67,6%
Na véspera (24/12) – 20,0%
Na primeira quinzena de dezembro – 6,7%
Quinze dias antes da data – 5,7%
PRODUTOS MAIS VENDIDOS POR SEGMENTO:
Vestuário: camisetas, vestidos e bermudas
Calçados: sandálias, rasteiras e chinelos
Cosméticos, perfumaria e produtos de higiene: perfumes, hidratantes e shampoos