Comércio porto-alegrense tem aumento nas vendas neste Natal

Para a maioria dos lojistas da capital, as vendas aumentaram em relação ao ano passado

As vendas de Natal na capital gaúcha superaram o ano anterior, segundo levantamento de Resultado de Vendas realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre. Para 45% dos lojistas, houve aumento nas vendas em 2024, percebido principalmente pela maior movimentação nas lojas.

Além disso, mais de 54% dos respondentes tiveram suas expectativas atingidas quanto ao faturamento na data. O ticket médio alcançou o valor de R$ 218, superando a projeção da pesquisa de intenção de compras que estimava ticket médio abaixo de R$ 200.

Esse crescimento reforça que a Black Friday não inibe as vendas de Natal: mais de 77% dos lojistas porto-alegrenses não foram prejudicados pela antecipação de presentes e compras no mês de novembro.

Entre as principais ações que contribuíram para aumentar as vendas, a realização de promoções foi destacada pelos lojistas, com 63,8% das respostas, seguida por decoração da vitrine (37,1%) e aplicação de descontos (30,5%).

A pesquisa ainda revela que quase 90% das compras de Natal foram parceladas no cartão de crédito, com crescimento em relação ao ano passado quando 81% das compras foram realizadas nessa modalidade de pagamento.

Seguindo a expectativa para a data, 60% das vendas foram realizadas somente em lojas físicas. Entre os lojistas que também venderam nos canais online, a maioria (57,1%) afirma ter vendido pelo WhatsApp e a principal forma de pagamento foi via link.

O Presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, destaca a importância do resultado de vendas de Natal para a recuperação do varejo. “O comércio de Porto Alegre mostrou sua força, com um crescimento expressivo nas vendas em relação ao ano anterior. Esse resultado reflete não apenas a confiança dos consumidores, mas também o empenho dos lojistas em oferecer produtos de qualidade e um atendimento diferenciado. Estamos muito otimistas com o que esse desempenho representa para o setor, que segue gerando empregos e impulsionando a economia local”, declara.

Confira mais dados da pesquisa abaixo:

Qual foi a principal forma de pagamento utilizada pelos clientes na sua loja para as compras de Natal?

Parcelado no cartão de crédito – 87,6%

À vista no débito – 6,7%

Cartão de crédito em 1x – 4,7%

À vista pelo Pix – 1,0%

Quando foi o período de maior movimento na loja para as compras de Natal?

Na semana do Natal – 67,6%

Na véspera (24/12) – 20,0%

Na primeira quinzena de dezembro – 6,7%

Quinze dias antes da data – 5,7%

PRODUTOS MAIS VENDIDOS POR SEGMENTO:

Vestuário: camisetas, vestidos e bermudas

Calçados: sandálias, rasteiras e chinelos

Cosméticos, perfumaria e produtos de higiene: perfumes, hidratantes e shampoos

Veja também

    PesquisaNoticias

    Sindilojas POA revela pesquisa sobre as vendas de material escolar

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Economia global pede atenção constante

    Veja mais
    Noticias

    Comitiva do Sindilojas POA vivencia experiências inovadoras no varejo global

    Veja mais