Comércio tem melhor Dia das Mães desde 2003

Com promoções, parcela menor e cheque pré, negócios aumentam 12,4% na semana

As vendas do comércio cresceram 12,4% na semana do Dia das Mães de 2011 em relação ao período correspondente do ano passado, informou a Serasa Experian nesta segunda-feira (9). O desempenho dos negócios neste ano foi o melhor desde 2003, quando a entidade começou a fazer o levantamento.

A pesquisa da Serasa é amostral e leva em conta as consultas feitas em seu próprio banco de dados, o único de alcance nacional, que recebe cerca de 4 milhões de acessos por dia.

O levantamento leva em conta as consultas feitas entre 2 e 8 de maio de 2011 e de 6 a 8 de maio de 2011 (final de semana) e comparadas às consultas realizadas nos períodos de 03 a 09 de maio de 2010 e de 07 a 09 de maio de 2010.

No final de semana do Dia das Mães, as vendas aumentaram 8,1% na comparação com o final de semana da data em 2010.

O principal motivo da alta nas vendas, segundo os economistas da Serasa, foi as promoções, com parcelamento com valores cada vez menores – já são comuns, por exemplo, as parcelas mínimas de R$ 10.

Outra explicação, de acordo com a Serasa, para as vendas maiores é a volta do pré-datado, alternativa para aqueles consumidores que estão próximos do limite do cartão de crédito. Além disso, o pré-datado é uma forma de escapar do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) no crédito.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais