Comércio terá índice sobre o faturamento

A variação do faturamento das empresas do comércio gaúcho será conhecida mensalmente, através do Índice de Vendas do Comércio do RS (IV-RS). Essa é a iniciativa da parceria, firmada ontem entre a…

A variação do faturamento das empresas do comércio gaúcho será conhecida mensalmente, através do Índice de Vendas do Comércio do RS (IV-RS). Essa é a iniciativa da parceria, firmada ontem entre a Fecomércio e a Fundação de Economia e Estatística (FEE). A pesquisa deixou de ser feita em 2009. Com a parceria, os dados referentes a esse período em que o levantamento não ocorreu serão recuperados e divulgados.

Segundo o presidente da Fecomércio, Zildo De Marchi, o índice é muito importante, uma vez que o comércio está presente em todas as cidades e, inclusive, em algumas localidades, movimenta maior volume de recursos. O IV-RS é calculado com base nos dados da Secretaria da Fazenda do RS, que os repassa para a FEE, responsável pelas análises dos dados. Depois, são entregues à Fecomércio, que os divulga. A publicação mensal terá como base o Índice de Vendas do Varejo e o Índice de Vendas do Atacado. Serão analisados dez setores varejistas e nove atacadistas.

Segundo De Marchi, a pesquisa permitirá auxiliar os comerciantes e também balizar suas ações profissionais. “Os indicadores são reflexos do que está ocorrendo na economia e quais são seus comportamentos, projetando o que poderá vir a acontecer”, disse. Para o presidente da FEE, Adalmir Antonio Marquetti, a recuperação desse dado é um avanço do Estado. “É essencial ter bases para projetar ações ou identificar comportamentos, que tendem a servir como ferramenta para movimentos mais corretos na economia”, explicou.

Veja também

    NoticiasMarketing

    NRF 2024 vista por dentro

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Encerrada a etapa das 4 edições do Talks pré 11ª FBV

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe prêmio da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes: saiba como será

    Veja mais