Como a comunicação interna reflete na relação com os clientes

Cada vez mais tem ficado evidente a importância que uma companhia deve dar aos seus colaboradores, pois são estes que representarão a empresa junto aos seus clientes

Sempre que se aborda o tema Relacionamento com Clientes de uma empresa, uma das primeiras coisas que vêm a cabeça é pesquisa de satisfação, contatos comerciais, entrega de brindes, entre outras ações de marketing. Porém, na última década, cada vez mais tem ficado evidente a importância que uma companhia deve dar aos seus colaboradores, pois são estes que representarão a empresa junto aos seus clientes.

A informação é um bem precioso e quando é divulgada de forma adequada, se torna um elemento que solidifica a relação entre a empresa e o cliente, por isso deve haver por parte da liderança um alinhamento no conteúdo de tudo o que se transmite internamente na companhia, independente de área, departamento ou cargo das pessoas. A Comunicação Interna precisa ser tratada como um dos itens do planejamento estratégico e que trará resultados, merecendo atenção e investimentos, e necessitará de ferramentas para atingir seus objetivos, como um Site exclusivo para os colaboradores (alguns chamam de intranet, portal, etc.), jornal interno, murais, reuniões periódicas, eventos internos (aniversariantes do mês, festa de confraternização, funcionário destaque, etc.), uso de tecnologia digital de comunicação (aplicativos de conversa via celular, SMS, Redes Sociais, E-mails, etc.), dentre outras possibilidades.

Vale ressaltar que é recomendada a contratação de um profissional ou mesmo de uma agência de publicidade ou assessoria de imprensa para que a Comunicação Interna tenha os cuidados que merece, uma vez que é preciso que se implemente uma linha editorial que se ajuste ao padrão sociocultural dos colaboradores, ou seja, é preciso que o funcionário entenda o que as empresa deseja transmitir, evitando-se “ruídos” ou “mal-entendidos” no processo de comunicação corporativa.

As empresas que dão o devido valor para sua Comunicação Interna colhem frutos todo o tempo, pois os colaboradores se sentem parte do time e estão sempre dispostos a atender bem seus colegas de trabalho, fornecedores e os clientes. Você acredita e investe em Comunicação Interna na sua empresa? Pense bem no que vai responder e, mesmo que nesse primeiro momento sua resposta não seja a mais satisfatória, você pode mudar seus conceitos e trabalhar para que seu negócio tenha melhores resultados, para isso basta se comunicar com seus colaboradores. 

Fonte: Administradores

Veja também

    Noticias

    Volta por cima: veja quem encarou um dos momentos mais difíceis do varejo gaúcho

    Veja mais
    Noticias

    Marketing para o varejo é o tema de evento da Entidade

    Veja mais
    Noticias

    Comércio de Porto Alegre pode abrir com funcionários no domingo, dia da eleição

    Veja mais
    Noticias

    Fabiano Zortéa destaca a importância do cliente em palestra no Conectar Hub

    Veja mais