Como as empresas podem aproveitar a Copa do Mundo

O especialista em marketing Rodrigo Rivelino revela que nem todas as companhias se beneficiam de campanhas durante o mundial

A poucos meses da Copa do Mundo, a grande maioria das empresas já traçou ou corre…

O especialista em marketing Rodrigo Rivelino revela que nem todas as companhias se beneficiam de campanhas durante o mundial

A poucos meses da Copa do Mundo, a grande maioria das empresas já traçou ou corre para traçar os planos de marketing para a grande festa que se espalhará pelo Brasil. Serão 64 jogos em 12 cidades-sede durante 31 dias.

Mas será que toda empresa deve realmente investir dinheiro para se divulgar na Copa do Mundo? Para Rodrigo Rivellino, CEO da agência de marketing Aktuellmix, a resposta é não. “Não é porque todo mundo está falando sobre futebol que você tem que falar”, afirma.

Segundo Rivellino, antes de tomar a decisão de gastar dinheiro com campanhas de marketing ou promoções para a Copa do Mundo as empresas devem responder as seguintes perguntas:

1. Faz sentido para a minha marca falar sobre futebol?
2. Que mensagem eu quero passar para os meus consumidores me envolvendo com o futebol?
3. Quais valores a minha marca tem?
4. Quais são os ambientes de consumo que a minha empresa pode explorar com o tema futebol?

Se respondendo a essas perguntas a empresa chegar à conclusão que sim, deve investir na Copa do Mundo, é preciso cuidado. As marcas que não são patrocinadoras oficiais do evento não podem utilizar o nome Copa do Mundo. Até mesmo um evento para transmitir os jogos tem restrições. “Uma empresa que não é patrocinadora só pode reunir pessoas numa transmissão de jogo se for algo exclusivo para o público interno ou clientes e não envolva venda de ingresso”, diz Rivellino.

Mas independentemente de jogos, vale lembrar que durante a Copa do Mundo as pessoas vão estar mais nas ruas, irão confraternizar e viajar mais e o clima festivo pode ser aproveitado. “É um excelente momento para as empresas. A população vai viver momentos de muita festa e formação de grupos. Na hora que tiver valendo mesmo eu não tenho dúvida de que o brasileiro vai festejar”.

Com sua empresa, a Aktuellmix, Rivellino está comandando a equipe responsável pelas promoções para marcas como Coca-Cola e Johnson & Johnson. Além disso, organizou eventos como os sorteios para os jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. Para ele, a Copa do Mundo já deixou um legado. “Tivemos a oportunidade de nos relacionar com profissionais que já fizeram cinco Copas do Mundo e nos ensinaram muito. O aprendizado que tivemos desde o sorteio da Copa das Confederações até o sorteio da Copa do Mundo foi mais que um MBA em termos de evento”, diz.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    Noticias

    Matrículas para selecionados no Capacita + POA tem o prazo prorrogado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais