Como aumentar a reputação online da sua empresa física

Conheça algumas dicas que podem auxiliar na reputação online do seu negócio

O mercado vive um momento interessante, um mundo onde os negócios digitais estão em alta. Apesar disso, não se pode esquecer das pequenas empresas. Reputação online é a qualidade da presença digital de uma marca, o que ela representa e o que o consumidor está falando nas redes, sites e outras plataformas digitais. Você não acha que é importante cuidar e trabalhar para aumentar a reputação online da sua empresa física?

Conheça algumas dicas que podem auxiliar no seu negócio.

1 – Incentive o Check-In com o Swarm e Foursquare

Estes aplicativos são específicos para recomendação de locais. Os usuários podem deixar comentários e fotos sobre sua empresa, dar dicas para outros clientes e, o mais importante, avaliar e fazer check-in. O que muitos empresários não sabem, é que a maioria das empresas já está cadastrada no Foursquare (e podem já ter recebido diversos comentários, elogios, críticas ou sugestões). Isso acontece quando algum cliente tenta fazer o check-in e não encontra o local na lista, aí logo cria o local para poder adicionar ao check-in.

2 – Fique de olho nas avaliações no Facebook

Sabe aquelas estrelinhas que existem em algumas páginas de Facebook que visitamos? Elas valem ouro! As estrelas são a maneira que a rede social organiza a média de avaliações das páginas (de 1 a 5) que são cadastradas como estabelecimentos físicos, com endereço e outras informações de contato (não dá pra dar estrelas pra sua banda favorita, por exemplo). 

Os empresários podem aproveitar muito essa ferramenta, não apenas para incentivar que seus clientes avaliem sua empresa, mas também como um local para coletar informações preciosas – os comentários. Críticas gerais, elogios e reclamações de clientes ficam registradas eternamente (o empresário espertinho não pode apagar um comentário negativo).

3 – Detetive do Instagram

O Instagram não precisa ser usado apenas para contar boas histórias da sua empresa, use esta rede para acompanhar as publicações de usuários que visitaram a sua empresa. Como fazer isso? É bem simples, basta ter uma conta. Faça pesquisas sobre as publicações no local da sua empresa (é só digitar o nome e procurar na aba de Locais) ou procure por hashtags com o nome da marca ou de algum produto específico. Você também pode utilizar alguns sites de busca.

Aproveite os resultados da busca para dar um ‘repost’ na foto que seu cliente postou, e não esqueça de curtir e agradecer a visita. Ações simples, gratuitas e que são práticas incríveis de marketing de relacionamento. 

4 – Relacionamento no WhatsApp

Você não precisa utilizar o WhatsApp só para conversar com seus amigos. Este aplicativo é uma mão na roda no relacionamento com seus clientes. Mas o que ele influencia na reputação da sua empresa? Utilize o WhatsApp para tirar dúvidas, receber pedidos, encomendas e enviar novidades (apenas para os clientes que toparem antes, ok?). Um canal de relacionamento como este, é um indício que você está preocupado com seu cliente e antenado com as novas tecnologias, e isso é excelente para sua marca.

5 – Dê um Google no seu negócio

Você já pesquisou seu nome no Google? Agora faça isso com o nome da sua empresa também! Além de conter os resultados de inúmeros sites, o Google também guarda registros de menções da sua empresa em algumas redes sociais. Por isso, sempre que possível, pesquise pelo nome, endereço (url / www) e também produtos da sua empresa no Google. Você também pode criar alertas. Assim, o próprio Google te avisa quando surgir algo sobre o termo que você cadastrar.

Os empresários também podem usar o Google Meu Negócio, um portal de gerenciador de empresas locais e páginas de marca, mas o foco são as locais. Cadastrando a sua empresa, você integra alguns serviços do Google em um só lugar: Places, Plus, Adwords e Analytics. Como o Google pode aumentar (ou destruir) a reputação da minha empresa? Fique de olho nos comentários, muitos clientes gostam de deixar impressões sobre o atendimento. O próprio Google incentiva que os usuários avaliem empresas dentro do Google Places.

 

Fonte: Robson Netto / Marketing de Conteúdo

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