Como escolher a franquia ideal

O franqueado deve ter afinidade com o negócio e pleno conhecimento dos valores de investimento e da rentabilidade da unidade

Com 2.426 redes e um faturamento bilionário, o setor de franquias atrai cada vez mais empreendedores. Investir no mercado de franquias é seguro, mas é importante identificar a franquia ideal para o seu perfil, bem como fazer a lição de casa e pesquisar e entender a estrutura operacional do negócio e a necessidade de investimento.

Assim como em outros aspectos de nossa vida, para ter sucesso no franchising é preciso compromisso, responsabilidade e dedicação.

As vantagens das franquias em relação aos negócios independentes incluem apoio técnico, suporte do franqueador, instalação e layout da loja, planejamento de negócios e marca reconhecida, entre outros itens.

A administração do negocio é do franqueado, e é dele a parte mais relevante de contribuição, comprometimento e engajamento para que sua unidade franqueada seja um êxito operacional e lucrativo dentro da rede.

Alguns pontos importantes precisam ser observados por todos aqueles que pretendem ingressar no mundo do franchising:

– valor do investimento;
– prazo de retorno;
– rentabilidade;
– afinidade com o segmento;
– empatia com a marca;
– atração pelo modelo de negócio;
– resiliência frente às dificuldades iniciais que possam surgir;
– análise detalhada da circular de oferta de franquia e do contrato de franquia;
– análise dos demonstrativos de resultados e balanços da empresa
– conversas com os franqueados da rede;
– conversas para tirar as dúvidas com o responsável pela rede.

O franchising brasileiro conquista adeptos diariamente. Se for seu desejo ingressar nesse mercado, a sugestão é fazer muita pesquisa e uma análise apurada para pautar sua escolha. Que você tome sua decisão respeitando seu perfil e capacidade de investimento. E bons negócios!