Como mensurar o impacto da mídia social no meu negócio?

O fenômeno global do social commerce cresce rapidamente e desde o nascimento das primeiras redes sociais e formas de networking online há algumas décadas. As mídias sociais continuam a oferecer aos consumidores do mundo inteiro novas formas de seduzir os clientes, engajar e aumentar a exposição de marcas e produtos.

Empresas dos mais diversos portes e segmentos ficam atentas às novas tendências do mercado, assim como novas ferramentas e aplicativos de social commerce como, por exemplo, ofertas sociais, compras coletivas, sorteios, concursos e vitrines de produtos, que complementam as estratégias do marketing digital.

“O objetivo final é o mesmo, impulsionar vendas, gerar novos leads, aumentar tráfego para seus websites, desenvolver fidelidade de marcas e produtos, gerar mais um canal de interação com seus clientes e, claro, reduzir despesas de marketing”, explica Nick Steeves, Diretor de Marketing Internacional da Wishpond.

Em conjunto aos muitos benefícios oferecidos pelas mídias sociais, estão as dúvidas frequentes dos profissionais de marketing e dos empresários que desenvolvem estratégias, promoções e campanhas nas mídias sociais. De acordo com o relatório de 2012 desenvolvido pela SocialMediaExaminer.com, os principais questionamentos sobre o assunto são: como calcular o Retorno sobre o Investimento (ROI), como atingir precisamente seu público alvo, como engajá-los adequadamente e, finalmente, como aumentar as vendas.

Discussões importantes ainda acontecem em torno de alguns temas, por exemplo, encontrar os aplicativos e ferramentas mais eficientes que possam colaborar na redução do tempo dedicado ao gerenciamento de campanhas e ações, e, também, como escolher as ferramentas mais adequadas para cada uma delas.

“Para avaliar se as mídias sociais estão colaborando com seus objetivos, é importante definir qual é a prioridade para o seu negócio hoje, quais são as suas metas e avaliar qual é a sua realidade atual no mundo digital. É importante, também, fazer uma análise mais criteriosa destes números e avaliar se eles estão relacionados com o aumento de vendas no período de cada campanha, assim como se o fluxo de visitantes para suas páginas tem aumentado por meio das redes sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn”, complementa Steeves.