Como montar loja de roupas femininas

O mercado é competitivo e bastante diversificado, o empresário deve estar sintonizado com a região que vai atuar, ou seja, a moda pode variar de região para outra e os fatores sazonais também influenciam. 

Você tem experiência neste negócio? Talvez você já tenha trabalhado em uma loja de roupa feminina, talvez você tenha visto o seu pai, mãe ou avós gerir uma loja de roupa feminina, talvez você tenha passado um fim de ano vendendo roupa feminina em um trabalho temporário.
Em qualquer caso, a sua experiência e senso de negócio são tão importantes quanto o seu interesse neste segmento de negócio.

Ao montar um negócio nada é certo, por mais que você planeje e diminua bastante os riscos do empreendimento, ainda há riscos. Você deve realmente amar o ramo de roupa feminina, pois, você sempre pode ganhar dinheiro fazendo outra coisa. Este realmente é o ramo de negócio que você quer entrar?

Trabalhar neste setor requer habilidades específicas, pois para montar uma loja de roupa feminina  você vai precisar estar antenado  com as principais tendências e por dentro da moda. Se você já se identifica com a atividade então e hora do planejamento e análise do seu futuro novo negócio.

Analise do mercado

O mercado é competitivo e bastante diversificado, o empresário deve estar sintonizado com a região que vai atuar, ou seja, a moda pode variar de região para outra e os fatores sazonais também influenciam. Preste atenção nas tendências  e na moda nacional e talvez internacional, dependendo da loja de roupa feminina que você pretende montar.

Local

Você deverá montar a loja, de preferência em locais movimentados, e juntamente com a escolha avaliar qual tipo de produto vai oferecer para definir o seu público alvo, que esta diretamente  relacionado a localização e as pessoas que transitam pelo local. Caso você opte por comprar um local próprio veja aqui mais dicas para comprar um ponto comercial.

Estrutura

A estrutura pode variar de acordo com o que o empresário planeja pro seu futuro negócio, mas pra uma loja de porte mediano, ela poderá contar com:

  • Parte destinada a vendas, com expositores dos produtos e caixas,
  • Escritório,
  • Área para estoque,
  • Vestiários e banheiro,
  • E equipamentos, como araras, espelhos, telefones, estantes, etc.
  • Para decoração existe um leque de opções que vai de acordo com o propósito de cada loja de roupa feminina.

Quanto investir

Outro fator que deve variar de acordo com a estrutura da loja de roupas feminina, local que irá montar, e produtos que irá oferecer.  A variação é grande e imensurável. Pode ser uma loja que vai lhe custar cerca de R$30  mil ou R$200 mil. É muito diferente abrir uma loja em um shopping de uma capital do que montar uma loja de bairro.

Mão de obra

Atendentes, gerente e proprietário, basicamente. A quantidade vai depender do porte do empreendimento.A mão de obra qualificada é muito importante para este setor, os funcionários e pessoal em geral devem possuir habilidade com atendimento ao publico, treinamentos também serão bem vindos.

Seu Público Alvo

Se você pretende trabalhar somente com produtos para o público feminino, seu diferencial  deve ser qualidade e variedade dos produtos sem contar ainda com um atendimento voltado a elas. Outro fator de bastante relevância para o negócio e a interação com o mercado da moda.

Fonte: Novo Negócio

Veja também

    Noticias

    Cultura organizacional é foco do debate no Varejo Movimento

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA participa da abertura de Feira da Acomac

    Veja mais
    Noticias

    Comércio Solidário: Sindilojas Poa é parceiro da Fecomércio-RS

    Veja mais
    Noticias

    O público 60+ consome e precisa ser melhor atendido

    Veja mais