Como os reviews impactam diretamente o seu negócio?

Hoje em dia os compradores não se contentam apenas com os comentários e indicações feitos pelos amigos e familiares, eles vão além

Essa é uma pergunta que todos os lojistas fazem para mim. Faz um certo tempo que o uso dos reviews e/ou comentários nas páginas das lojas ou em sites especializados, como é o caso do Reclame Aqui, se tornou essencial e imprescindível para ajudar os consumidores na tomada de decisão.

É muito difícil vermos pessoas comprando um produto, independentemente do valor, no "escuro" e sem consultar ao menos as redes sociais das lojas. Atualmente, efetuar uma pesquisa sobre a seriedade do e-commerce é uma prática muito comum entre os consumidores. Conhecer as empresas, dá a certeza de que a aquisição será entregue dentro do prazo estipulado e de que não enfrentará sérios problemas.

De acordo com um estudo feito pela Trustvox, 39% das pessoas pesquisam e leem antes de realizar a compra mesmo quando se trata da loja física. Isso mostra que o perfil do consumidor já mudou e as marcas precisam se adequar e utilizar ferramentas que possam valorizar a sua imagem e agregar valor ao seu negócio. Por isso, o empreendedor precisa acompanhar essas mudanças.

Hoje em dia, os compradores não se contentam apenas com os comentários e indicações feitos pelos amigos e familiares, eles vão além – pesquisam, consultam diferentes sites de buscas, avaliam e checam as informações passadas. Essas evidências são essenciais para que o cliente finalize ou desista da compra. Em alguns casos, por exemplo, ele poderá até adquirir os seus serviços, mas devido a "chuva" de reclamações, irá rescindir o seu contrato, causando dor de cabeça para ambas as partes.

Por isso, é preciso prestar atenção nos comentários que são feitos no e-commerce. Caso haja muita reclamação, é importante que as mesmas sejam solucionadas de forma rápida, para que o cliente veja proatividade e interesse da loja em resolver sua situação. Essa atitude prova que a marca se preocupa com os consumidores e passa mais credibilidade e confiança. Problema toda loja tem, mas o que diferencia uma da outra é a forma como ela lida com isso.

Se você, lojista, ainda não se convenceu de que só aumentará suas vendas se melhorar o relacionamento com seu cliente e aproxima-lo da sua marca, agora é a hora. Aproveite o final de ano para traçar novas estratégias de vendas, de relacionamento e captação de clientes, e colha bons frutos em 2018.

Fonte: Portal Administradores