Como ouvir seu cliente na hora do desenvolvimento de produto

A consultoria do cliente é a melhor que se pode ter, além de tudo é de graça

Desde janeiro estamos com um projeto chamado internamente de “Edir Macedo”. A ideia é conseguir usuários fiéis que vão utilizar nosso sistema e “espalhar a palavra” sobre ele. O processo é muito simples, entramos em contato com os usuários, perguntamos o que eles gostaram do sistema, o que não gostaram e o que podemos fazer para que a rede gere mais negócios.

Em diversas conversas surgiu a necessidade de um espaço em que as empresas registrassem suas necessidades e isso fosse divulgado para possíveis fornecedores. Sem conversarmos com os usuários, iríamos demorar muito mais tempo para lançar esse serviço e perderíamos ótimas oportunidades.

Não se preocupe em ter um mega esquema para gerenciar feedbacks
Nós registramos todas as ideias que chegam e os feedbacks mandados. Mas pra ser bem sincero, dificilmente ficamos conferindo todos ou fazendo matrizes sobre quais ideias priorizar.

Na prática funciona assim: se algo for realmente relevante, várias pessoas irão pedir e você se lembrará disso. Se você precisa de um mega sistema para lembrar de uma ideia, ela não é tão boa assim.

Valide o modelo com seus clientes
As pessoas normalmente sabem o problema que tem, mas dificilmente sabem a solução. Depois de analisar o feedback e chegar a algum modelo de solução, converse com os clientes para saber se é isso mesmo. Isso nos ajudou muito na hora de programar o Mural.

Agradeça se houverem concorrentes
Por questões estratégicas, não podemos falar que existe um sistema chamado Catho Negócios que faz exatamente o que queremos fazer.

Ao invés de ficarmos desesperados ou desistirmos da ideia, a existência desse concorrente mostrou que existe demanda e provou que o modelo é viável. Não ter concorrentes pode significar 2 coisas: ou você não sabe procurar direito ou você quer construir algo que ninguém quer.

Lembre-se que mais importante do que ser revolucionário, você precisa ser útil.

Conclusão
Após ouvir seus clientes e criar algo que eles queiram, dá uma passada pelo Mural de Serviços e faça seu pedido de projeto. Faremos o máximo para te conseguir alguns potenciais fornecedores e facilitar sua vida.