Como ouvir seu cliente na hora do desenvolvimento de produto

A consultoria do cliente é a melhor que se pode ter, além de tudo é de graça

Desde janeiro estamos com um projeto chamado internamente de “Edir Macedo”. A ideia é conseguir usuários fiéis que vão utilizar nosso sistema e “espalhar a palavra” sobre ele. O processo é muito simples, entramos em contato com os usuários, perguntamos o que eles gostaram do sistema, o que não gostaram e o que podemos fazer para que a rede gere mais negócios.

Em diversas conversas surgiu a necessidade de um espaço em que as empresas registrassem suas necessidades e isso fosse divulgado para possíveis fornecedores. Sem conversarmos com os usuários, iríamos demorar muito mais tempo para lançar esse serviço e perderíamos ótimas oportunidades.

Não se preocupe em ter um mega esquema para gerenciar feedbacks
Nós registramos todas as ideias que chegam e os feedbacks mandados. Mas pra ser bem sincero, dificilmente ficamos conferindo todos ou fazendo matrizes sobre quais ideias priorizar.

Na prática funciona assim: se algo for realmente relevante, várias pessoas irão pedir e você se lembrará disso. Se você precisa de um mega sistema para lembrar de uma ideia, ela não é tão boa assim.

Valide o modelo com seus clientes
As pessoas normalmente sabem o problema que tem, mas dificilmente sabem a solução. Depois de analisar o feedback e chegar a algum modelo de solução, converse com os clientes para saber se é isso mesmo. Isso nos ajudou muito na hora de programar o Mural.

Agradeça se houverem concorrentes
Por questões estratégicas, não podemos falar que existe um sistema chamado Catho Negócios que faz exatamente o que queremos fazer.

Ao invés de ficarmos desesperados ou desistirmos da ideia, a existência desse concorrente mostrou que existe demanda e provou que o modelo é viável. Não ter concorrentes pode significar 2 coisas: ou você não sabe procurar direito ou você quer construir algo que ninguém quer.

Lembre-se que mais importante do que ser revolucionário, você precisa ser útil.

Conclusão
Após ouvir seus clientes e criar algo que eles queiram, dá uma passada pelo Mural de Serviços e faça seu pedido de projeto. Faremos o máximo para te conseguir alguns potenciais fornecedores e facilitar sua vida.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais