Como recompensar sua equipe sem gastar nada

Veja quais ações melhoram o dia a dia dos vendedores e potencializam o trabalho

Vendedores motivados são a chave de sucesso das vendas. Portanto, é importante que os empreendedores procurem alternativas para fazer com que a equipe mantenha-se empenhada. Isso é possível de ser realizado com foco no relacionamento interpessoal, sem que dinheiro algum seja empregado.

Conheça as características individuais de cada um da equipe e saia da relação fria e numérica. Não seja tão duro, reconheça as conquistas e vibre com elas. Isso faz com que o vendedor se sinta valorizado e parte responsável da prosperidade da empresa.

Busque elogiar os trabalhos positivos e não somente apontar e criticar os erros. Dê feedbacks construtivos, com opiniões que priorizem o crescimento do vendedor e, quando for fazer críticas, seja sincero, educado e não deixe de lado as qualidades.

Inspire comprometimento e conquiste a confiança. Cobre prazos, mas também saiba cumpri-los. Pague as comissões em dia e prêmios conforme o combinado.

Dê assistência e acompanhe a equipe. Compreenda os funcionários, verifique o que falta para que as necessidades reais dos clientes sejam atendidas, aconselhe, coordene e tenha a consciência do que acontece com o todo. Para isso, desenvolva encontros periódicos a fim de compartilhar experiências, sanar os pontos fracos e fortalecer os fortes.

Resumindo, busque manter uma base estruturada, com os vendedores sempre em convivência, trabalhando lado a lado. Assim, eles sentirão como são importantes e integrantes fundamentais do sucesso da empresa.