Como são os trabalhadores da geração Z?

Engajados e inovadores, os jovens que chegam ao mercado de trabalho têm muito a contribuir

Os nativos digitais chegaram ao mercado de trabalho. Nascidos entre 1995 e 2010, os jovens da geração Z cresceram em um mundo digital, desde muito cedo aprenderam a lidar com tecnologia, são hiperconectados e preocupados com causas globais. Esses trabalhadores, na faixa dos 20 anos, estão começando a vida profissional, trazendo para as empresas novos desafios nos processos de atração, seleção, treinamento e retenção.

Se os varejistas e as áreas de marketing já entendem quais são os desejos desse público como consumidor, agora está mais do que na hora de as lideranças entenderem o jeito de ser da geração Z como profissional e olhar para esse cenário com otimismo, pois ela tem muito a oferecer. Na visão de Carolina Perroni, sócia fundadora do Perroni Sanvicente & Schirmer Advogados, “a capacidade de entendimento, de visão mais globalizada e uma cultura de estímulo à colaboração e ao trabalho de equipe trazem um profissional mais preparado para se adaptar às mudanças rápidas que estão ocorrendo não só no mercado de trabalho, mas também de cunho econômico global e comportamental para fins de serviço e consumo”.

Uma das principais características do profissional Z é a vontade de contribuir para um mundo melhor e a disposição para se engajar em causas sociais e ambientais. Nesse sentido, Perroni alerta que, já na etapa de seleção, é essencial destacar a cultura da empresa, as oportunidades de crescimento e como a empresa contribui positivamente para a sociedade. “Eles são atraídos por organizações que têm um propósito claro e valores alinhados aos deles. O retorno financeiro é importante, mas não é o fator decisório se o propósito e a cultura estiverem alinhados com o pensamento do candidato geração Z”, afirma.

Essa matéria segue na sua totalidade na revista Conexão Varejo. Acesse aqui.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Volta por cima: veja quem encarou um dos momentos mais difíceis do varejo gaúcho

    Veja mais
    Noticias

    Lojas da capital podem abrir no feriado do dia 12 de outubro

    Veja mais
    Noticias

    Marketing para o varejo é o tema de evento da Entidade

    Veja mais