Como se preparar para vender mais no Natal

É importante ter um planejamento de marketing e vendas definido e com a equipe motivada e preparada. É uma época onde muitas redes e até pequenos comércios investem em treinamentos de vendas para motivar a equipe e os vendedores temporário

O mercado está otimista com as vendas para o Natal. Lojas e vendedores ansiosos aguardando, shoppings centers já estão com os enfeites montados para atrair clientes na pré-venda. Os consumidores ainda tímidos aguardando receber o décimo terceiro ou alguns, a Black Friday. Isso mesmo, as campanhas de vendas para o Natal de muitas lojas ainda não começaram para não gerar conflitos com a Black Friday que será no dia 24 de novembro (data internacional).

O que fazer ou o que não fazer?

Já preparar a loja para o Natal ou aguardar passar a Black Friday?

Independente da decisão é importante ter um planejamento de marketing e vendas definido e com a equipe motivada e preparada. É uma época onde muitas redes e até pequenos comércios investem em treinamentos de vendas para motivar a equipe e os vendedores temporários – o risco de não ter um time preparado é grande, o resultado pode ser abaixo do esperado. Para Fábio Nardella empresário na cidade de São Paulo – sócio em uma escola de música, investir em treinamento de vendas nesta época é economizar com um evento para vender mais na Black Friday e para o Natal. “As empresas perdem oportunidades e culpam a crise econômica e política. Muitas vezes esquecem que é preciso investir para ter retorno, a época auge já passou e agora é preciso trabalhar com profissionalismo.”

Dicas poderosas para Vender Mais:

1º Exposição dos Produtos

O ambiente da loja e a exposição dos produtos são fatores importantes para atrair clientes. Primeiro compramos com os olhos! Destacar produtos âncoras com condições especiais para atrair clientes é um diferencial competitivo. As grandes redes de supermercados sabem fazer a exposição dos produtos com excelência, compramos produtos que não precisamos por encontra-los de forma atrativa: na altura certa e com as condições que queremos. E ainda, no caixa, tem as revistas, chocolates e etc que também não precisamos, mas pela facilidade compramos – com os olhos. Os seus produtos expostos geram desejo de compra? Independente se você vende produtos ou serviços, lembre-se que para tudo é preciso ter uma embalagem que vende.

2º Prepare o seu Time

Funcionários desmotivados, despreparados são perigosos. Desvendem! Muitas empresas contratam funcionários temporários, aumentam a carga horária dos funcionários já treinados, mudam os horários e etc. Estas pequenas ações, necessárias, podem desmotivar os melhores vendedores e motivar os despreparados. Imagine como será resultado!! Dá medo? Espero que sim!

3º Prospecção

Muitas empresas esquecem da importância da prospecção para vender mais na Black Friday e para o Natal. Enviar e-mail, mensagem via WhatsApp ou telefonar para lembrar os clientes das promoções, condições especiais de parcelamento e produtos diferenciados despertam o interesse pela compra. Lembre-se que os clientes já conhecem e confiam na sua loja, só precisam de um incentivo para antecipar as compras de Natal. Gere confiança e ação para comprarem com você!

4º Como aumentar o ticket médio por compra

O Vendedor Coach não vende, ajuda o cliente a comprar o que deseja e precisa. Se precisamos ajudar os nossos clientes, precisamos também ajuda-los a lembrar quem irá ganhar presente este ano. Uma dica poderosa é ter um bloco de anotações e uma caneta e durante o atendimento, bate papo informal, com o cliente, descobrir para quem ele está pensando em comprar presentes. De preferencia, descubra os nomes e anote tudo na sua lista. Veja um exemplo abaixo:

Lista Cliente Jaques Grinberg

Nome  – Origem  – Presente  – Observações
 

Marcia –  Esposa – calça jeans
Rafael –  Irmão –  camiseta
Daniel – irmão – perfume
Roberta – Irmã – perfume
Pai – Pai – camisa
Mãe – Mãe – sapato
Vó – Vó – blusa
Paty – Tia – camiseta
Nilton – Amigo – bermuda
Edna – Trabalho – camiseta –  amigo secreto
Gabriel – Primo – bermuda – 15 anos

Com a lista acima como exemplo, faça perguntas que vendem para ajudar o cliente a escolher os presentes certos e aumentar o ticket médio das suas vendas. Exemplos de perguntas que vendem.

Jaques percebo que você deseja agradar todos os seus familiares com os melhores presentes. Escolher um presente diferenciado para os seus três irmãos e diferencia-los do presente para o seu amigo Nilton é uma forma de valorizar a família ou agradá-los?
Para a sua esposa a calça jeans é uma ótima opção, mas percebo que as esposas são surpreendidas quando recebem dois ou três pacotes de presentes. Temos algumas opções de acessórios com um investimento promocional que podem fazer a diferença, você prefere ver os cintos ou uma bolsa pequena?

Se você fosse escolher um segundo presente para os seus pais, o que você escolheria?
Muitos clientes voltam reclamando que esqueceram de comprar o presente da sogra e sabemos que é importante. Se você fosse escolher algo para a sua sogra, qual dos presentes que temos em nossa loja você escolheria?

Aproveite estas dicas, experimente e pratique! Nós vendedores, precisamos desenvolver o habito de treinar, praticar novas técnicas. Quem aprende rende, quem rendeu aprendeu.

Fonte: Varejista

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