Comportamento do Consumidor pauta edição especial do Café com Lojistas no Hotel Laghetto Viverone Moinhos

Segundo Patricia Menda, sócia da empresa Dados & Fatos, o consumidor é um alvo móvel e o varejo precisa estar atento às mudanças de comportamento

Você conhece o seu cliente? E sabe quais são as suas necessidades e exigências quando entra em sua loja? Segundo Patricia Menda, sócia da empresa Dados & Fatos, o consumidor é um alvo móvel e mais do que nunca é fundamental estar atendo as constantes mudanças de comportamento para adequar o negócio e atrair sua atenção. E para abordar este tema Patricia conduziu nesta terça-feira, dia 26, o Café com Lojistas Especial no Hotel Laghetto Viverone Moinhos.

A palestrante, formada em Administração de Empresas pela PUCRS (2000) e mestre em Administração pelo PPGA/EA da UFRGS (2004), explicou no encontro que o consumidor está cada vez mais exigente e tem uma expectativa alta por qualidade de produtos e serviços e tem uma postura imediatista, buscando resolver tudo ao mesmo tempo. Além disso, cada vez mais o cliente quer conveniência e o segredo para o varejo é oferecer diversos formas de compra com praticidade.

E em tempos em que o consumidor é conectado e cresce a procura por um varejo omnichannel a lealdade dos clientes com as marcas cai. “As marcas precisam se preocupar com a reputação, pois assim como o seu público as amam, rapidamente, por um pequeno deslize, podem ficar insatisfeitos e ainda divulgar isso amplamente através das mídias digitais”, disse Patricia. Do mesmo modo como as pessoas divulgam suas impressões sob as marcas e influenciam os seus contatos, são influenciados por eles. “As pessoas são influenciadas pelo ambiente, pelos amigos, pelos familiares, pela sua própria cultura e isso empodera o consumidor”, finalizou.