Condições de trabalho em debate

Teve início ontem, dia 31 de outubro, a 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, que discute políticas públicas de trabalho emprego e proteção social, e segue nesta terça-feira. Estão reunidos representantes do governo, dos empregadores e dos trabalhadores, para falar sobre 18 temas que serão abordados na Conferência Nacional, que ocorrerá em Brasília, de 02 a 04 de maio de 2012.

O secretario estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luiz Augusto Lara, fez a abertura do evento falando sobre os debates regionais que aconteceram no Rio Grande do Sul e que reuniram as opiniões de cidades do interior que subsidiarão as discussões no encontro. “O Governo do Estado retomou suas políticas do trabalho e fará de tudo para retomar o pleno emprego. Empresas têm vagas em aberto mas, não há trabalhadores para preenchê-las. É importante que a gente discuta, com respeito e igualdade, durante estes dois dias para acharmos alternativas para estes trabalhadores fora do mercado”, afirmou Lara.

Eron de Oliveira, que estava representando o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, afirmou que não apenas se deve incluir essas pessoas no mercado de trabalho, mas, também prepará-las e qualificá-las para que elas permaneçam nele. “Devemos dar o pontapé inicial e passar o bastão para os empresários, subsidiando-os para que eles possam dar continuidade no desenvolvimento destes trabalhadores”, afirmou Oliveira. O representante da ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Capello, Luiz Müller, salientou que os “16 milhões de desempregados no Brasil devem ter o direito de acessar o mundo do trabalho e contribuir para a economia que mais cresce no mundo”.

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, participa do evento juntamente com o vice-presidente, Paulo Kruse, o vice-presidente de Relações de Trabalho, Sergio Galbinski, o vice-presidente de Relações Políticas e Institucionais, Arcione Piva, o diretor Financeiro, Augusto Hecktheuer e o diretor de Relações de Trabalho, Vladimir Machado.