Conexão Varejo: como criar o mix ideal para a sua loja

A revista do Sindilojas Porto Alegre de abril ensina você a selecionar os produtos corretos para encantar o cliente. Confira!

A seleção correta dos produtos vendidos é essencial para encantar o cliente. Mas ela começa bem antes da compra e exige um planejamento detalhado. “Esse é um ponto sensível, porque depende de conhecimento sobre comportamento e tendências, ou pode prejudicar o faturamento do negócio”, afirma Fabiano Zortéa, coordenador de projetos de varejo de moda do Sebrae-RS.

Aprenda com o que passou

O mix de produtos deve manter um equilíbrio entre o que funcionou no passado e o que está por vir para poder prever sem perder a oportunidade de venda. “Essa visão global entre o que é consolidado e o que é tendência é a grande arte de fazer o planejamento de compra”, diz Zortéa. Mas atenção: o mix não pode ser formado pelos gostos pessoais de quem compra, e sim pelas preferências do público.

A fórmula base

No caso da moda, 60% das compras devem ser de produtos massificados e que vendem naturalmente. 30% devem ser de peças de maior valor agregado, voltados para clientes específicos, e 10% serão itens diferenciados, que ressaltem o DNA da empresa dentro do seu propósito.

Radar ligado

Manter-se constantemente atualizado e ciente sobre o que interessa ao cliente é a chave do sucesso. “Tudo o que o consumidor quer é novidade, e se consegue, ele volta. Surpreendê-lo é o primeiro passo do encantamento”, aconselha. Mas também é preciso estar esperto sobre as promoções, pois desconto sem estratégia pode levar ao prejuízo.

Moodboard

Uma ferramenta útil para identificar o público e não perder ele de vista na hora de comprar os produtos é o moodboard. É uma técnica visual que agrupa imagens que retratam as características do público-alvo. Pode incluir referências de cores, estilos de vestir, hobbies, decoração, composições, ambientes, etc. Ajuda a não perder de vista o estilo do cliente.

Para lembrar:

1. Tenha seu público-alvo sempre em mente;

2. Invista em produtos atemporais e best-sellers;

3. Aposte nas novidades e tendências;

4. Conheça a concorrência e adquira informações;

5. Crie um planejamento para o mix de produtos.

Para acessar a edição completa da revista Conexão Varejo de abril, clique aqui.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Vendas de eletrodomésticos típicos de frio estão em alta

    Veja mais
    Noticias

    Entidades empresariais cobram agilidade da União para a liberação de recursos a...

    Veja mais
    Noticias

    Transforme talento em marca de sucesso

    Veja mais
    Noticias

    Campanha de incentivo ao comércio local para reerguer Porto Alegre tem apoio do S...

    Veja mais