Conexão Varejo: como criar o mix ideal para a sua loja

A revista do Sindilojas Porto Alegre de abril ensina você a selecionar os produtos corretos para encantar o cliente. Confira!

A seleção correta dos produtos vendidos é essencial para encantar o cliente. Mas ela começa bem antes da compra e exige um planejamento detalhado. “Esse é um ponto sensível, porque depende de conhecimento sobre comportamento e tendências, ou pode prejudicar o faturamento do negócio”, afirma Fabiano Zortéa, coordenador de projetos de varejo de moda do Sebrae-RS.

Aprenda com o que passou

O mix de produtos deve manter um equilíbrio entre o que funcionou no passado e o que está por vir para poder prever sem perder a oportunidade de venda. “Essa visão global entre o que é consolidado e o que é tendência é a grande arte de fazer o planejamento de compra”, diz Zortéa. Mas atenção: o mix não pode ser formado pelos gostos pessoais de quem compra, e sim pelas preferências do público.

A fórmula base

No caso da moda, 60% das compras devem ser de produtos massificados e que vendem naturalmente. 30% devem ser de peças de maior valor agregado, voltados para clientes específicos, e 10% serão itens diferenciados, que ressaltem o DNA da empresa dentro do seu propósito.

Radar ligado

Manter-se constantemente atualizado e ciente sobre o que interessa ao cliente é a chave do sucesso. “Tudo o que o consumidor quer é novidade, e se consegue, ele volta. Surpreendê-lo é o primeiro passo do encantamento”, aconselha. Mas também é preciso estar esperto sobre as promoções, pois desconto sem estratégia pode levar ao prejuízo.

Moodboard

Uma ferramenta útil para identificar o público e não perder ele de vista na hora de comprar os produtos é o moodboard. É uma técnica visual que agrupa imagens que retratam as características do público-alvo. Pode incluir referências de cores, estilos de vestir, hobbies, decoração, composições, ambientes, etc. Ajuda a não perder de vista o estilo do cliente.

Para lembrar:

1. Tenha seu público-alvo sempre em mente;

2. Invista em produtos atemporais e best-sellers;

3. Aposte nas novidades e tendências;

4. Conheça a concorrência e adquira informações;

5. Crie um planejamento para o mix de produtos.

Para acessar a edição completa da revista Conexão Varejo de abril, clique aqui.

Veja também

    Noticias

    Matrículas para selecionados no Capacita + POA tem o prazo prorrogado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais