Conexão Varejo: conheça CRMs gratuitos para utilizar na sua empresa

Centralizar informações e a partir disso poder personalizar o contato com cada cliente é um dos grandes benefícios dos CRMs.

Contar com um sistema de CRM e uma metodologia sólida ajuda a personalizar a comunicação, torná-la mais efetiva e gerar mais vendas. Conheça ferramentas gratuitas para começar a executar!

Imagine uma forma de centralizar todas as informações para personalizar o contato com cada cliente, acompanhar seu histórico completo de interações, antecipar suas necessidades e vender mais. Pensou? Pois é isso o que possibilita um CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português), que coloca o foco de toda a operação em amplificar a satisfação do consumidor. CRM significa tanto um conjunto de práticas que ajudam a construir um relacionamento próximo quanto uma ferramenta que facilita o trabalho comercial. Por isso, não adianta ter o sistema de CRM se não há uma cultura que priorize o consumidor.

Boas práticas

Se bem implementado, o CRM permite prever o ciclo de comportamento dos clientes, aumenta a relevância das comunicações, centraliza e solidifica o banco de dados, facilitando a transformação de dados crus em informações úteis para a estratégia de marketing e vendas. Algumas das boas práticas – fundamentais para o sucesso do CRM – são a análise constante dos registros, o foco na fidelização, o hábito do cadastro e a dedicação em personalizar o atendimento com base na jornada individual de cada cliente. Com a metodologia bem concretizada entre a equipe é a vez de selecionar a ferramenta adequada ao negócio. Nesse momento, é importante escolher uma que seja compatível com o seu ERP. Existem diversas opções no mercado, inclusive gratuitas.

CRMs gratuitos: Clique aqui para ver algumas das opções disponíveis gratuitamente.

Gostou desse conteúdo? Ele também está na revista do Sindilojas Porto Alegre, a Conexão Varejo. Leia a publicação digital clicando aqui.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais