Conexão Varejo: conheça CRMs gratuitos para utilizar na sua empresa

Centralizar informações e a partir disso poder personalizar o contato com cada cliente é um dos grandes benefícios dos CRMs.

Contar com um sistema de CRM e uma metodologia sólida ajuda a personalizar a comunicação, torná-la mais efetiva e gerar mais vendas. Conheça ferramentas gratuitas para começar a executar!

Imagine uma forma de centralizar todas as informações para personalizar o contato com cada cliente, acompanhar seu histórico completo de interações, antecipar suas necessidades e vender mais. Pensou? Pois é isso o que possibilita um CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português), que coloca o foco de toda a operação em amplificar a satisfação do consumidor. CRM significa tanto um conjunto de práticas que ajudam a construir um relacionamento próximo quanto uma ferramenta que facilita o trabalho comercial. Por isso, não adianta ter o sistema de CRM se não há uma cultura que priorize o consumidor.

Boas práticas

Se bem implementado, o CRM permite prever o ciclo de comportamento dos clientes, aumenta a relevância das comunicações, centraliza e solidifica o banco de dados, facilitando a transformação de dados crus em informações úteis para a estratégia de marketing e vendas. Algumas das boas práticas – fundamentais para o sucesso do CRM – são a análise constante dos registros, o foco na fidelização, o hábito do cadastro e a dedicação em personalizar o atendimento com base na jornada individual de cada cliente. Com a metodologia bem concretizada entre a equipe é a vez de selecionar a ferramenta adequada ao negócio. Nesse momento, é importante escolher uma que seja compatível com o seu ERP. Existem diversas opções no mercado, inclusive gratuitas.

CRMs gratuitos: Clique aqui para ver algumas das opções disponíveis gratuitamente.

Gostou desse conteúdo? Ele também está na revista do Sindilojas Porto Alegre, a Conexão Varejo. Leia a publicação digital clicando aqui.

Veja também

    Cursos e eventosNoticias

    Palestra Especial elege estratégia em vendas como foco principal

    Veja mais
    Noticias

    “O mais importante agora é garantir que a enchente não se repita”

    Veja mais
    Noticias

    Esclarecimento: funcionamento das lojas em Shopping no dia de eleição

    Veja mais
    Noticias

    Empresas atingidas por enchentes podem solicitar revisão para acessar benefícios...

    Veja mais