Conexão Varejo: entenda quais são as diferenças das principais redes sociais para o seu negócio

Tão importante quanto estar nas redes sociais é saber qual o conteúdo ideal para cada plataforma.

Fala-se muito sobre a importância de estar nas mídias sociais, pois são canais onde as pessoas passam cada vez mais tempo, informam-se e se entretêm. Mas tão importante quanto estar nelas é saber qual o conteúdo ideal para cada plataforma. Rede social é sinônimo de relacionamento. Por isso, interaja com os seguidores da marca, afinal, as redes sociais também são espaços para reforçar a credibilidade. Confira as peculiaridades de cada uma delas:

Facebook

É a rede social preferida dos brasileiros, com 130 milhões de usuários, o que coloca o Brasil na terceira posição entre os países com mais inscritos. Aqui, as marcas têm páginas, e não perfis, e as postagens devem buscar o engajamento. Por isso, aposte em conteúdos que levem informação, chamem para a interação ou estimulem o compartilhamento. Em vez de postar apenas uma foto de produto com o preço, ensine novas formas de uso ou combinações possíveis. E o tom de fala deve ser o mesmo com o qual a marca se comunica nos demais canais, alinhado às expectativas da persona.

Instagram

Consolidado em cima de imagens, o Instagram é a rede que possui mais engajamento. No feed (o mural principal), as imagens ou os vídeos demandam um cuidado de produção. Boa iluminação e cenário pensado são essenciais, pois esse conteúdo fica permanentemente no perfil da marca. Já no Stories, as postagens duram 24 horas e depois somem, a não ser que se tornem destaques permanentes. Aqui é um bom local para mostrar os bastidores, e os vídeos podem ter até 15 segundos. Por outro lado, o IGVT permite vídeos de até uma hora. Lembre-se: vídeos costumam engajar 2x mais do que imagens.

YouTube

É a terra dos tutoriais, dos comparativos, das resenhas, das conversas, das demonstrações, de opinião de usuários e de instruções ao consumidor. Para o marketing digital, gerar conteúdo relevante é a base para o sucesso, e nesse sentido, o YouTube é uma excelente plataforma. E não tem por que ficar de fora, já que 86% dos usuários de internet no Brasil assistem vídeos online e 56% deles passam mais tempo vendo vídeos do que TV, segundo o Google, e 99% dessa audiência passa pelo YouTube.

Este conteúdo está disponível na revista do Sindilojas Porto Alegre, a Conexão Varejo. Quer ler mais? Clique aqui.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais