Conexão Varejo: escola de inovação Singularity University chega ao Brasil em 2020 em parceria com HSM

Confira entrevista exclusiva com Poliana Abreu, diretora de Conteúdo e Parcerias da HSM Educação Corporativa, sobre essa novidade.

No ano que vem, o Brasil deverá ter uma unidade da renomada escola de inovação sediada na base de pesquisas da Nasa, no Vale do Silício (EUA), a Singularity University. Por aqui, a SingularityU Brazil chega em parceria com a HSM, plataforma de educação corporativa, em São Paulo, e será a primeira iniciativa da Singularity na América Latina. Confira abaixo a entrevista que Poliana Abreu, diretora de Conteúdo e Parcerias da HSM Educação Corporativa, concedeu à revista do Sindilojas Porto Alegre:

> Qual o nível do Brasil em criatividade e inovação?

Somos um país com altíssimo potencial e empreendedores bastante criativos e inovadores. No entanto, sabemos que há um longo caminho para alcançarmos a maturidade no uso das tecnologias exponenciais para a inovação ganhar escala e promover maiores impactos positivos. Somos otimistas na transformação por meio de educação para atingirmos resultados mais expressivos.

> Qual a diferença da Singularity para as demais escolas de criatividade?

A Singularity University (SU) é uma comunidade global com a missão de educar, inspirar e capacitar líderes na aplicação de tecnologias exponenciais e na resolução de grandes desafios da humanidade. O foco é atuar nos desafios em educação, segurança pública, infraestrutura, saúde e outros desafios globais, colaborando com startups e corporações para acelerar o ritmo da inovação no País. Os programas, em português, vão ocorrer dentro das empresas ou fora, em todo o Brasil.

> O que representa ter um braço da Singularity University no Brasil?

Estamos otimistas com essa parceria, pois ela está em linha com o objetivo da HSM de transformar o Brasil por meio do desenvolvimento de líderes e organizações. Confiamos que essa parceria vai alavancar a transformação dos líderes, convidando-os a pensar sobre o futuro de novas maneiras, orientando na construção de novos olhares, competências e habilidades para construir com sucesso organizações exponenciais brasileiras.

> De que forma e por qual motivo os gestores devem estimular a criatividade nas empresas?

Abrindo espaço para ouvir verdadeiramente seus colaboradores, estimulando a colaboração entre times e abraçando os desafios como oportunidade para inovar e gerar um ecossistema mais criativo e inovador. A Singularity tem o olhar voltado para abundância e não para a escassez. Acreditamos que existem tecnologias, recursos e pessoas suficientes para vencermos os grandes desafios que as organizações e a sociedade enfrentam. Gestores que compartilham dessa visão de abundância conseguem empoderar seus times para aplicar a criatividade na solução dos problemas, dos simples aos complexos.

> De que forma o mindset inovador pode impulsionar os negócios?

Uma mudança na consciência das lideranças e organizações está em curso. O mindset de crescimento e inovador contribui para reinventarmos a forma como administramos os negócios e criamos valor. Adotar esse modelo mental significa ser inquieto, questionar o status quo, buscar conexões não óbvias, se apaixonar pelo problema e acreditar que sempre é possível alcançar melhores resultados. Organizações guiadas por esse mindset anteveem tendências e se adaptam mais rápido às mudanças, tornando-se mais competitivas e relevantes no curto e longo prazos.

“O Brasil caminha na direção do amadurecimento digital, mas ainda há uma longa jornada a ser percorrida e o intercâmbio de informações e formações robustas são essenciais nessa trajetória.”
_Poliana Abreu, diretora de Conteúdo e Parcerias da HSM Educação Corporativa

Quer acessar outros conteúdos da revista Conexão Varejo? Clique aqui.