Conexão Varejo: métricas são essenciais para eficácia nas redes sociais

Com os consumidores passando cada vez mais tempo conectados, é essencial ter uma estratégia sólida e aprender a mensurar corretamente os resultados

O digital tomou conta do mundo. E, nesse ambiente, as redes sociais desempenham um papel fundamental para empresas que querem ser vistas pelo consumidor. Segundo o relatório Social Media Trends 2019, da Rock Content, 96,2% dos usuários de internet estão em alguma rede social. Ou seja, quem quer mesmo ser lembrado precisa compreender como essas plataformas funcionam e como medir os seus resultados.

São muitas as métricas nas redes, mas curtidas, alcance, minutos de visualização de vídeos e pessoas envolvidas são as mais conhecidas, como explica Rafael Sobral, especialista em performance da Agência JKR, de Porto Alegre. “As métricas são úteis para avaliar os resultados das campanhas, elaborar e otimizar as estratégias de marketing”, esclarece Rafael.

Gestão permanente
Como o funcionamento das plataformas é muito dinâmico, a melhor decisão é sempre testar formatos, cores, layouts e só depois seguir com a opção que teve melhor resultado. Além disso, é preciso manter um acompanhamento constante, pois isso ajuda na velocidade da tomada de decisão e a modificar campanhas que não estão funcionando bem.

Saber os objetivos de cada ação, aliás, deve ser o primeiro passo – assim como a definição das personas, que servem para identificar o público para o qual a marca se dirige. De acordo com Rodrigo Hoffmann, sócio e diretor da Agência JKR, cada objetivo exige uma estratégia e repercute em métricas específicas. “Em ações de fortalecimento de marca, por exemplo, curtidas, compartilhamentos, comentários, alcance e visualizações são o que importa.

Já nas ações de venda é bom olhar para tráfego, número de cliques e conversão. Por isso, é importante medir o indicador certo em cada objetivo, porque nem sempre o número de curtidas importa”, finaliza.

Glossário de métricas

Alcance: quantidade de pessoas impactadas pela postagem.

Impressões: número de vezes que a publicação foi vista.

Tráfego: volume de acessos ao site mencionado.

Conversão: taxa de pessoas que fazem a ação solicitada.

Lead: pessoas que mostraram interesse no seu produto ou serviço.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Volta por cima: veja quem encarou um dos momentos mais difíceis do varejo gaúcho

    Veja mais
    Noticias

    Lojas da capital podem abrir no feriado do dia 12 de outubro

    Veja mais
    Noticias

    Marketing para o varejo é o tema de evento da Entidade

    Veja mais