Conexão Varejo: o impacto das cores nos ambientes de venda

Estabelecimentos comerciais precisam escolher com cuidado as cores usadas nas lojas, sejam elas físicas ou virtuais.

Há alguns anos, um estudo identificou a cor mais feia do mundo para ser usada em embalagens de cigarro pelo governo australiano. Com o objetivo de desestimular o consumo, a pesquisa apontou o marrom esverdeado (PANTONE 448 C) como a cor mais feia porque provoca reações como a repulsa. Informações como essa mostram que as cores exercem forte influência sobre as emoções. Por isso, estabelecimentos comerciais precisam escolher com cuidado as cores usadas nas lojas, sejam elas físicas ou virtuais.

A psicologia das cores

Lançado em 2007 pela socióloga alemã Eva Heller, o livro “A psicologia das cores” traz um dos mais respeitados estudos sobre o tema. Escrito a partir de uma pesquisa com 2 mil entrevistados, o material fala de como as cores afetam a emoção e a razão e traz resultados de como cada combinação com os 13 principais tons produz significados na mente humana.

Cores culturais

O azul e o vermelho são muito usados para diferenciar os gêneros masculino e feminino, respectivamente. Mas nem sempre foi assim. Por muito tempo, o azul era atribuído às mulheres por remeter à tranquilidade, e o vermelho, aos homens, pois traduzia força e atividade. Mesmo invertidos, os sentimentos que, em geral, essas cores despertam são os mesmos: azul para estimular sensações calmas, harmônicas, confiáveis e equilibradas; e vermelho para sentimentos potentes, como energia, paixão e excitação.

Combinações

Quase todas as identidades visuais de marcas ou empresas são compostas por mais de uma cor. E, para fazer escolhas harmônicas, é importante conhecer o conceito de cor complementar, que é a cor oposta no círculo cromático. Se bem escolhidas, as cores complementares têm contraste suficiente para atrair bastante atenção. Para o botão de “comprar” no e-commerce, opte por cores complementares, por exemplo. Outra boa combinação é com cores análogas, ou as cores vizinhas no círculo. Menos vibrante, é uma escolha bastante segura.

 

Gostou desse conteúdo? Ele está disponível na revista mensal do Sindilojas Porto Alegre, a Conexão Varejo.
Clique aqui para acessar a publicação digital de julho/2019.

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais