Conexão Varejo: Saia do comum neste Natal

Planejamento e ações para chamar a atenção do consumidor são a base para ter um bom resultado no próximo Natal. Veja exemplos para se inspirar.

Em tempos de concorrência acirrada, é fundamental contar com a emoção como aliada no processo de venda. E, durante todo o ano, não há mês que favoreça mais esse sentimento do que dezembro, com a celebração do Natal. Além do simbolismo da data, o pagamento do 13º salário injeta uma capacidade extra de consumo na sociedade, o que motiva o varejo a dedicar esforços máximos para chamar a atenção do consumidor. Apesar disso, o Natal de 2019 deverá ser muito semelhante ao do ano passado, conforme o especialista em varejo Eduardo Tevah. E o motivo é que ainda temos uma economia retraída, incerta e um nível de emprego muito abaixo
do necessário. “Nesse cenário, a combinação de preço e prazo ainda deve ser uma boa estratégia para a maioria das lojas. Por outro lado, o consumo ao longo do ano foi baixo e há uma grande demanda reprimida. Ou seja, quem for competente pode colher um resultado interessante”, destaca Tevah.

Maratona

Nenhum outro período do ano traz uma venda tão significativa para o comércio, mas para chegar com fôlego ao final dessa maratona de vendas – que começou com a Black Friday – é preciso ter preparação de atleta. Direcionar atenção máxima a cada área do negócio é fundamental.

No Marketing, a dica de Tevah é apostar no uso intenso das redes sociais; em Compras, a tarefa é gerar ofertas atrativas aos clientes; em Vendas, o foco deve ser o treinamento intenso das equipes; e na ambientação, a recomendação é que se construa um verdadeiro clima de Natal, adequado à realidade de cada loja. Para garantir a equipe em forma, a capacitação deve ser intensa e constante por todo o mês de dezembro e trabalhar tanto a parte técnica como a comportamental. Além disso, se os ganhos forem compartilhados – com metas e premiação para todos os envolvidos, dos caixas aos gerentes –, fica bem mais fácil engajar, recomenda Tevah.

Natal de todos

Estar conectado com o presente é fundamental para “falar a língua do consumidor”. E foi alinhado a um hábito cada vez mais difundido entre a sociedade que o Shopping Golden Square, de São Bernardo do Campo (SP), inovou. Junto da tradicional árvore de Natal e do trono do Papai Noel, o estabelecimento incluiu um trono pet, especialmente para que os pets pudessem tirar fotos com o bom velhinho. A ação foi feita pela primeira vez no final de 2017 e, devido ao sucesso entre o público, voltou em 2018 e também no Natal deste ano. O sucesso da iniciativa obviamente está alinhado à postura do shopping, que é pet friendly e permite o passeio dos animais de estimação tanto nas áreas de passeio como no interior das lojas que autorizarem. Para aproveitarem a iniciativa e garantirem boas fotos com seus entes queridos peludos, os visitantes só precisavam entrar na fila e aguardar a sua vez, já que o serviço é gratuito. Uma solução simples e certamente um gatilho de boas emoções.

Engajamento total

A tecnologia pode ajudar muito no processo de engajamento, especialmente em épocas especiais, como o Natal. Foi isso que fez a grife de vestuário Acostamento, que vende para 5 mil lojas multimarcas pelo Brasil e apostou na gamificação para motivar e capacitar os vendedores e amplificar as vendas dos seus produtos. O aplicativo funciona por meio do smartphone e lança desafios diários aos profissionais parceiros. A cada tarefa concluída, os vendedores ganham pontos que podem ser trocados por vouchers do Uber e Ifood, produtos da marca ou serem doados a instituições de caridade.

Além das vendas (que pontuam mediante cadastro da nota fiscal), a plataforma disponibiliza treinamentos sobre a marca e estimula que os participantes doem sangue, participem de voluntariado e respondam a pesquisas em troca dos pontos. “A ideia é criar uma conexão motivacional de maneira simples e com resultados imediatos”, explica o vice-presidente da Acostamento, Delton Batista.

Dicas para se destacar no Natal

1_ Construa uma grande estratégia de promoções e lançamentos para clientes atuais selecionados.

2_ Crie uma ação especial para atrair novos clientes usando a mídia tradicional aliada a uma forte presença nas redes sociais.

3_ Monte uma vitrine “matadora”, que desperta a curiosidade e atrai o passante para dentro da loja para ver a sua continuação.

Gostou deste conteúdo? Ele está disponível na revista do Sindilojas Porto Alegre, edição de dezembro. Clique aqui para acessar a publicação digital.

Veja também

    Noticias

    Estratégias e ações desenvolvidas pelo bloco empresarial é tema de debate em r...

    Veja mais
    Noticias

    Varejo Movimento destaca o comércio de decoração

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla apresenta ações com associados e lojistas em geral

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Pacote de estímulo à recuperação de pequenos negócios após enchentes é lanÃ...

    Veja mais