Conexão Varejo: você sabe criar metas para a sua equipe?

Mais do que um direcionamento, as metas têm o poder de motivar o time, mas podem desmotivar se forem construídas sem lógica alguma.

Metas eficazes são parte essencial de uma boa estratégia de vendas. Mas você sabe quais indicadores considerar na hora de construir as metas para a equipe? Mais do que um direcionamento, as metas têm o poder de motivar o time, mas podem desmotivar se forem construídas sem lógica alguma. Confira algumas dicas:

Olhe para fora

Fazer uma boa leitura do mercado é o primeiro passo para construir metas desafiadoras, mas possíveis. Para isso, busque dados que indiquem o percentual de crescimento dos negócios do seu  campo de atuação, assim como os índices conquistados pela sua empresa nos meses e anos anteriores. Começar pelos indicadores econômicos consolidados do Banco Central do Brasil é uma boa ideia.

O que mensurar?

Não fique restrito apenas à atuação do vendedor. “Considere outros indicadores para que seja possível mensurar todo o trabalho que vem sendo feito no ponto de venda”, recomenda Mauro. Metas de conversão de venda x fluxo em loja, ticket médio, quebra de inventário, satisfação do cliente (medida em pesquisa), turnover e satisfação do funcionário são algumas delas.

Revisão

O período para rever as metas vai depender da base que se tem como referência. Quando se levam em conta os indicadores do ano anterior, o ajuste técnico é recomendado a cada quatro meses. Porém, se as metas forem definidas com base zero, ou seja, sem nenhuma referência anterior, pode ser preciso reajustar com mais frequência.

Equilíbrio desafiador

Uma meta inatingível pode desmotivar, e uma fácil demaisnão engaja e não estimula o crescimento da empresa. Segundo o empresário Mauro Nomura, dono de quase 30 franquias da Arezzo, Schutz, L’Occitane e Adidas, o ideal é adequar a meta  conforme o resultado conquistado no período anterior. “Por mais que a vontade seja colocar sempre uma meta maior à meta anterior, é preciso considerar o resultado que efetivamente foi atingido e ir subindo a régua conforme o previsto for alcançado”, destaca.

Gostou deste conteúdo? Ele está diponível na revista de outubro do Sindilojas Porto Alegre. Clique aqui para ler a publicação completa.

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais