Confiança do Comércio se eleva em agosto

De acordo com o Índice de Confiança do Comércio (ICOM), o medidor aumentou 3,4% (3,2 pontos) em relação ao mês de julho.

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), aumentou 3,4% (3,2 pontos) em relação ao mês de julho, na série com ajuste sazonal. Com isso, o índice atingiu os 98,7 pontos. Quando comparado a agosto de 2018, o ICOM teve variação de 6,6% (6,0 pontos) e registrou 97,6 pontos.    

O resultado mensal, quando desagregado entre seus dois componentes, aponta que a variação positiva no mês de agosto teve influência do índice de Situação Atual (ISA) que avançou 8,0% e atingiu os 95,7 pontos. Por outro lado, o Índice de Expectativas (IE), que aos 101,8 pontos se encontra em patamar otimista pelo segundo mês consecutivo, apresentou leve queda de 0,8% na passagem de julho para agosto. Na comparação interanual, o crescimento do ICOM foi reflexo das altas do ISA (5,4%) e do IE, que avançou 6,1%.

O resultado de agosto evidencia a tendência de alta do Índice que se aproxima do patamar otimista. A melhora foi captada nas condições atuais, refletindo uma melhora na percepção dos empresários acerca do ritmo de vendas. Para os próximos meses o setor deve continuar em lenta recuperação, quadro que só deve se alterar em caso de melhora mais consistente do mercado de trabalho, e também na confiança do consumidor.

Fonte: FGV / Fecomércio-RS

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais