Confiança do consumidor recua e atinge menor nível da série, iniciada em 2005

A confiança do consumidor em relação à situação econômica do País teve queda de 0,7% entre fevereiro e março de 2009, passando de 94,9 pontos para 94,2 pontos. A queda do índice fez com que o mesmo…

A confiança do consumidor em relação à situação econômica do País teve queda de 0,7% entre fevereiro e março de 2009, passando de 94,9 pontos para 94,2 pontos. A queda do índice fez com que o mesmo atingisse um novo recorde negativo da série, iniciada em setembro de 2005, segundo mostra o Índice de Confiança do Consumidor, calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e divulgado nesta quinta-feira (26). No período, o resultado foi influenciado pela avaliação negativa em relação à situação econômica atual, que continua piorando, enquanto as pervisões relativas ao futuro próximo, em média, permaneceram estáveis. O Índice da Situação Atual ficou em 98,3 pontos em março frente aos 99,4 pontos registrados no segundo mês do ano e o Índice de Expectativas ficou em 92,6 pontos, mesmo resultado registrado no mês anterior.

Situação das famílias e gastos
A avaliação dos consumidores em relação à situação econômica do local onde vivem manteve a trajetória de queda iniciada em outubro do ano passado. A parcela dos que avaliam a situação como boa caiu de 8,4% para 7,4% do total, enquanto a dos que a julgam como ruim subiu de 51,2% para 52,5%. Em relação à intenção de compra de bens duráveis, o levantamento registra cautela. A parcela daqueles que pretendem gastar mais com esses itens caiu de 7,2% para 6,7% e a dos que pretendem gastar menos aumentou de 39,2% para 40,1%.

Sobre a pesquisa
A Sondagem de Expectativas do Consumidor leva em consideração os seguintes quesitos: situação econômica do País, da família, do orçamento doméstico, do grau de dificuldade de encontrar trabalho e intenções de compras de bens de alto valor. O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 20 de março em mais de dois mil domicílios nas sete principais capitais brasileiras.

Veja também

    Noticias

    Matrículas para selecionados no Capacita + POA tem o prazo prorrogado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais