Confiança do consumidor sobe, com novo recorde na avaliação da situação atual

SÃO PAULO – A confiança do consumidor apresentou alta de 0,7% entre julho e agosto deste ano, passando de 120 pontos para 120,8 pontos, de acordo com dados do ICC (Índice de Confiança do Consumidor), medido…

SÃO PAULO – A confiança do consumidor apresentou alta de 0,7% entre julho e agosto deste ano, passando de 120 pontos para 120,8 pontos, de acordo com dados do ICC (Índice de Confiança do Consumidor), medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

No período, segundo a pesquisa, o Índice de Situação Atual registrou novo recorde, ao subir de 134,9 pontos para 135,7 pontos, a maior pontuação da história. A variação no período foi de 0,6%.

O Índice de Expectativas também avançou e alcançou o melhor resultado desde março de 2008, ao passar de 112,1 pontos para 112,9 pontos – uma variação de 0,7%.
Na comparação com agosto do ano passado, o ICC registrou elevação de 9,2%.

Situação econômica atual
O indicador que avalia a situação com as finanças pessoais registrou aumento de 1,3% frente ao mês anterior, atingindo 114,5 pontos – o máximo da série iniciada em setembro de 2005.

O número de consumidores que avaliam a situação financeira familiar como boa passou de 24,1% para 25,8%. Considerando aqueles que acreditam que a situação está pior, o percentual passou de 11,1% para 11,3% entre julho e agosto.
O indicador que mede o ímpeto para compras de bens duráveis exerceu a maior influência sobre a evolução do índice geral.

O número de consumidores que pretendem comprar mais nos próximos seis meses passou de 14% para 16,6%. Já dentre os que preveem compras menores, o número passou de 27,9% para 27,1%.

Sobre a pesquisa
A Sondagem de Expectativas do Consumidor leva em consideração os seguintes quesitos: situação econômica do País, da família, do orçamento doméstico, do grau de dificuldade de encontrar trabalho e intenções de compras de bens de alto valor. O levantamento foi realizado entre os dias 30 de julho e 19 de agosto em mais de dois mil domicílios nas sete principais capitais brasileiras.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais