Confiança do empresário do comércio atinge melhor nível em mais de dois anos

Em abril, indicador ultrapassou a zona positiva pela primeira vez desde fevereiro de 2015, e cresceu 27% no mês, segundo a CNC. Confira

A confiança do empresário do comércio subiu mais uma vez. Em abril, o indicador ultrapassou a barreira dos 100 pontos pela primeira vez desde fevereiro de 2015. No mês, a confiança atingiu 102,3 pontos. O crescimento foi de 27,7% em relação ao mesmo mês de 2016. Esta foi a décima taxa positiva de comparação.

O índice de confiança é medido mensalmente pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e varia de zero a 200 pontos. O resultado acima de 100 mostra que a confiança entra na zona positiva.

O resultado em relação a março cresceu 2,1%. “Os comerciantes começam a enxergar sinais de retomada lenta e gradual das vendas, influenciados principalmente pela queda dos preços do varejo e pela trajetória de redução das taxas de juros”, explica a economista da CNC Izis Ferreira.

Condições atuais e futuras

Para calcular a confiança do empresário, a CNC avalia subíndices que medem condições atuais e futuras, segundo os executivos. Segundo a pesquisa, a percepção sobre as condições atuais cresceu 65,3% em relação a 2016.

Já o subíndice que mede as expectativas do empresário do comércio cresceu 21,7%. Na avaliação de 82,1% dos entrevistados, a economia vai melhorar nos próximos seis meses, percentual acima dos 79,9% verificados em março.

Com isso, o subíndice que mede as condições de investimento do comércio registrou aumento de 16,1%. Os três componentes avaliados apresentaram aumento: intenção de contratação (+28,8%), investimento no capital social das empresas (+17,9%) e investimento em estoques (+2,1%).

Segundo a CNC, “a conjuntura gradualmente mais favorável aos investimentos e os indícios de recuperação das vendas no varejo estimulam a confiança dos comerciantes”.

 

Fonte: NoVarejo

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais