Confiança do varejo é a mais elevada desde abril de 2014

Os sinais de melhoria na economia, combinados com a proximidade de datas importantes, como a Black Friday, no final deste mês, e o Natal, têm elevado o ânimo do varejo

Os sinais de melhoria na economia, combinados com a proximidade de datas importantes — como a Black Friday, no final deste mês, e o Natal —, têm elevado o ânimo do varejo. É o que mostra o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), que em outubro subiu pelo terceiro mês consecutivo e atingiu 107,5 pontos (numa escala que vai de zero a 200). Trata-se do maior patamar do indicador de confiança do setor, que é calculado pela Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio-SP), desde abril de 2014.

“O aparente fim das turbulências políticas e a esperança de retomada da agenda de reformas surtiram efeitos positivos sobre as expectativas dos empresários que atingiram o maior nível em quase quatro anos”, diz a FecomércioSP, sobre o resultado da sondagem, que está sendo nesta sexta-feira.

O item que mede as expectativas em relação à economia (Expectativa da Economia Brasileira – EEB), uma das três variáveis que compõem do ICEC, avançou 2,1% ao passar de 140,5 em setembro para 143,5 pontos em outubro. Mostraram-se positivas também as intenções dos empresários a novos investimentos. O quesito que mede a propensão por novas contratações (Indicador de Contratação de funcionários – IC) subiu 3,2%, ao passar de 116,9 em setembro para 120,6 pontos em outubro.

“O terceiro trimestre do ano é o momento em que os empresários começam a realizar os pedidos para a indústria e a contratar temporários para o final do ano. A intenção por novos investimentos chegou em outubro a seu maior patamar desde fevereiro de 2015. A inflação baixa e a taxa de juros em queda são elementos econômicos fundamentais diante dessa retomada e devem continuar contribuindo de forma muito positiva para a recuperação das receitas”, diz o estudo da Fecomércio-SP.

De uma maneira geral, na avaliação da entidade, o otimismo em relação à economia vem melhorando a cada mês baseada, principalmente, na manutenção da melhoria do emprego e da renda, o que acelerou o ritmo das vendas no comercio e abriu espaço para novos investimentos no comércio. A Fecomércio-SP projeta um crescimento de 5% nas vendas do Natal este ano, o que, se confirmado, podem alavancar as expectativas para 2018. O cenário político, contudo, continua sendo um fator de apreensão para o setor.

“No campo político, o mercado aguarda a aprovação da reforma da Previdência para obter um período mais prolongado de estabilidade, algo que não deve ocorrer de fato até as eleições de 2018. Todavia, se a conjuntura política se mantiver menos instável, o próximo ano terá boas condições para o crescimento de PIB e do consumo das famílias”, conclui a Fecomércio-SP.

Fonte: O Globo