Confiança dos empresários do Estado cai, mas patamar segue otimista

O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio do RS (Icec-RS) apresentou queda de 0,3% em março (124,1 pontos) em relação ao mês anterior (124,5 pontos), mantendo praticamente estável o indicador. Em relação ao mesmo mês de 2012, o Icec-RS registrou queda de 4,6%. Os resultados estão sendo divulgados nesta quarta-feira (10) pela Fecomércio-RS.

O declínio marginal do Icec-RS em março foi determinado pelo crescimento das expectativas, em contraponto com a queda em todas as dimensões do indicador de condições atuais. O índice de Investimento também teve uma piora, provocada pela redução no nível de investimentos das empresas. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve queda em todos os sub-indicadores.

Na análise por porte, o nível de confiança das empresas com até 50 funcionários apresentou queda de 0,3%, enquanto o das empresas com mais de 50 funcionários registrou redução de 2,1%. Na avaliação por segmentos, apenas o grupo dos duráveis apresentou uma levíssima elevação (0,1%) na comparação com fevereiro. Os semi-duráveis e não duráveis, por sua vez, apresentaram quedas de 12,0% e 0,6%, respectivamente.

Como explica o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, reforçada pelo resultado desse mês, a disparidade entre as avaliações dos empresários em relação à situação atual e futura, característica observada em todo o histórico do indicador, permanece.