Confira dicas para aprimorar o processo de seleção no varejo

No processo de seleção de novos funcionários, a entrevista é uma das etapas mais importantes. Afinal, tem como objetivo levantar mais informações a respeito do candidato e conhecê-lo melhor. Nesse…

No processo de seleção de novos funcionários, a entrevista é uma das etapas mais importantes. Afinal, tem como objetivo levantar mais informações a respeito do candidato e conhecê-lo melhor. Nesse processo, os lojistas associados ao Sindilojas Porto Alegre contam com o programa Geração Varejo – que possui um banco de currículos voltado às vagas abertas para o comércio de Porto Alegre e Alvorada e entrevistas com os profissionais interessados em trabalhar no varejo.

Além disso, criar um clima de confiança entre entrevistador e candidato é fundamental para um bom processo de recrutamento. Quem afirma, é o especialista em varejo, Eduardo Tevah, palestrante da primeira edição deste ano do Café com Lojista, evento promovido pelo Sindicato. “Atender no horário marcado e descontrair o ambiente para diminuir a tensão do momento são alguns dos pontos que merecem atenção” disse.

O especialista indica as 4 principais etapas de uma entrevista. Confira:

Histórico do candidato

Pergunte sobre a trajetória de vida do candidato até o momento atual, qual dos trabalhos anteriores ele considera o que menos gosta e o que, no último emprego, o que mais gostava. Questione no seu currículo: o que o último chefe daria de referência sobre o profissional? E aproveite, também, para esclarecer dúvidas sobre mudanças rápidas de empresa, funções exercidas, entre outras.

Determinadores de atitude

Questione o candidato sobre quais, na opinião dele, são os atributos de um profissional do varejo de sucesso e o que ele busca para a vida profissional. Além disso, é importante saber o que o levou a seguir carreira nesse segmento, bem como perguntá-lo sobre sua principal motivação no trabalho. Ao invés de pedir que ele cite qualidades e defeitos, pergunte sobre aspectos profissionais que gostaria de aprimorar.

Aspectos pessoais

Esse é o momento que deve ser aproveitado para conhecer o candidato além do perfil profissional. Peça para que ele conte sobre algum fato marcante em sua vida, sua família e seus hobbies. Também pode ser questionado sobre como se mantém informado e o que fez, no último ano, para melhorar seus conhecimentos técnicos. Métodos de organização de tempo e espaço de trabalho também são importantes de se conhecer.

A empresa e você

Por fim, e não menos importante, você está recrutando um profissional que representará o seu negócio. Por isso, pergunte sobre o que chamou a atenção dele no anúncio e o que ele sabe sobre a empresa. Questione-o sobre o tempo que deseja permanecer na equipe e quais as suas expectativas nesta posição.

Ao terminar a entrevista, antes de comentar sobre o candidato com alguém, faça você mesmo uma avaliação. Escreva pontos fortes e fracos sobre ele, o currículo e o processo de seleção.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Vendas de eletrodomésticos típicos de frio estão em alta

    Veja mais
    Noticias

    Entidades empresariais cobram agilidade da União para a liberação de recursos a...

    Veja mais
    Noticias

    Transforme talento em marca de sucesso

    Veja mais
    Noticias

    Campanha de incentivo ao comércio local para reerguer Porto Alegre tem apoio do S...

    Veja mais