Confira seis dicas para melhorar sua vitrine

Na próxima semana o Sindilojas Porto Alegre promove o curso Vitrine para o Varejo, ministrado pelo Professor Iran Marcon¹. Se você ainda não participou desta capacitação, confira abaixo algumas dicas para uma vitrine bem decorada e vendedora.

1) A vitrine é o primeiro contato do cliente com o ponto de venda. Deve apresentar os produtos, informar os preços adequadamente e chamar a atenção com detalhes diferenciados. Tudo isso em segundos. O pedestre só torna-se cliente em potencial, quando a comunicação é feita de forma eficiente.

2) Quantidade não é qualidade. Cuidado com a poluição visual do espaço. O número de produtos a ser exposto, deve ser adequado e proporcional em relação ao espaço físico da vitrine. Muita informação visual dispersa o cliente, impedindo-o de observar detalhes com clareza.

3) Explorar ângulos de exposição diferenciados, com objetivo de tornar mais dinâmica a construção da vitrine. Módulos, cubos , prateleiras removíveis, rodízios e equipamentos leves, permitem diferentes configurações de lay out, além de fazer a vitrine e a loja mudar constantemente. É o que chamamos de loja viva.

4) Decoração (principalmente em datas comemorativas) nao é supérfluo nem desperdício. Uma temática bem explorada, seduz e estimula o consumidor , além de diferenciar a loja em relação a concorrência. Isso não quer dizer um investimento alto, mas criatividade e bom senso.

5) A exposição deve comunicar algo ao público-alvo que deseja atingir. As cores são importantíssimas nesse momento. Não usar um grande número de cores , formas e estampas sem critério de seleção. O visual jovem e despojado pode afastar clientes mais tradicionais.

6) Vitrine é imagem e imagem do ponto de venda envolve vários fatores: postura e atendimento da equipe, música ambiente e aroma , limpeza e organização são itens fundamentais na construção de uma imagem de sucesso em qualquer época do ano.

¹ Iran Marcon é programador visual de ambientes comerciais, Marcom trabalha há 12 anos na área de vitrinismo e layout interno de loja. Possui especialização no Instituto Europeu de Design e no Instituto Marangoni, em Milão / Itália, na área de Visual Merchandising.