Congresso debate a educação do consumidor
O Congresso Sulbrasileiro de Crédito e Cobrança realizará o 2º Congrecred no dia 5, das 9h à s 18h 30, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael. Com o tema ‘A educação do consumidor brasileiro diante da…
O Congresso Sulbrasileiro de Crédito e Cobrança realizará o 2º Congrecred no dia 5, das 9h às 18h 30, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael. Com o tema ‘A educação do consumidor brasileiro diante da facilidade de crédito e da redução das taxas de juros – especialmente para as novas classes sociais’, o evento será apresentado através de quatro painéis temáticos relacionados com as operações de crédito do sistema financeiro. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.congrecred.com.br/sitedinamico/
O primeiro painel terá como tema a ‘Educação Financeira no Brasil’, e será apresentado por Reinaldo Domingos, autor de livros de educação financeira, e Laércio de Oliveira Pinto, presidente da unidade de negócios Credit Services da Serasa Experian para a América Latina. Esse primeiro momento terá como mediador o conselheiro da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Roberto Vertamatti,
O segundo encontro irá abordar ‘A oferta de crédito e a nova classe consumidora no Brasil’, e será apresentado por Edeni Malta, Diretor das Lojas Colombo e Crediare, Denise Eskeff Coelho, Superintendente da Unidade de Crédito do Banrisul, e Vilson Noer, Diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Porto Alegre. A mediação será realizada por Nelson Tieman, que foi Diretor de Cobrança Comercial na Losango, empresa do Grupo HSBC.
‘Operação do Cadastro Positivo e Cases de Sucesso’ será o tema do terceiro painel. A apresentação fica por conta de Laércio de Oliveira Pinto e Paulo Borba, Gestor Comercial da CDL Porto Alegre. A mediação ficará a cargo de Vanda Sotero, consultora da Wayup Group.
A última apresentação ocorre à s 16h com o painel ‘Relação de Consumo – Superendividamento – Cadastro bloqueio de ligações’, mediado pelo jornalista Alexandre Appel, e debatido por Eunice Casagrandre, Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Fornecedor (IDF-RS), Vera Lúcia Remedi Pereira, Assessora Administrativa da Diretoria Executiva da Fundação Procon (SP), e AlcebÃades Adil Santini, Presidente do Fórum Latino Americano de Defesa do Consumidor.
Paralelamente serão realizadas palestras com os temas ‘Venda de créditos vencidos’, à s 14h, com Gustavo Durazzo, CEO da MO&PC. ‘Linha digitável por SMS’, apresentado por Sandro Schleder, gerente de negócios da Human Mobile. ‘Um mundo mais complexo exige um arsenal mais completo em crédito e cobrança’, apresentado por Breno Costa, sócio consultor da GoOn. ‘Social CRM: estratégias para apoiar processos de cobrança e retenção de clientes’, com Bruno Alves, diretor de mÃdias sociais da Plusoft.