Conselho dos Direitos do Consumidor tem novos integrantes

Um grupo de 36 representantes da sociedade civil, de entidades de classe e da prefeitura integra a nova formação do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecon). Os conselheiros foram empossados pelo prefeito José Fortunati na tarde desta quarta-feira, 4, em ato no Paço Municipal.

Pelo Sindilojas Porto Alegre foram empossados os diretores
Roberto Zimmer e Eduardo Spunberg, titular e suplente, respectivamente.

O conselho atua na formulação de estratégias e controle da política municipal de proteção e defesa dos direitos do consumidor. Para o prefeito, o grupo tem papel fundamental no desafio de mudar a cultura nas relações de consumo. “O conselho desempenha um trabalho silencioso e fundamental de conscientização das pessoas e fortalecimento dos mecanismos de proteção ao consumidor”, afirmou Fortunati, ressaltando que o trabalho realizado na Capital reflete na redução das demandas do Procon Municipal.

De acordo com o diretor executivo do Procon e integrante do Conselho, Omar Ferri Junior, desde a implantação do órgão, em 2008, mais de 80 mil consumidores foram atendidos, com índice de resolução de 87% nos casos registrados. Entretanto, a cada ano, a demanda registra queda. Em 2008, foram 23 mil atendimentos, diante dos 17 mil realizados em 2011. “O desafio do Sistema Municipal de Proteção ao Consumidor, do qual fazem parte o Conselho e o Procon, é reduzir gradativamente os conflitos das relações de consumo. Os dados de redução de demanda já são uma resposta a esse trabalho”, disse Ferri.

A coordenadora do Procon e membro do Condecon, Flávia do Canto Pereira, destacou o foco na aplicação dos recursos do fundo municipal do setor para projetos na defesa do consumidor, priorizando ações de educação e conscientização. O novo presidente do conselho será eleito pelos integrantes.