Conselhos para administrar uma loja

Estar à frente da administração de uma loja ou estabelecimento comercial é uma tarefa que requer parte de nosso tempo e atenção se quisermos que nosso negócio siga uma via de desenvolvimento ótima e chegue a ter sucesso. 

Estar à frente da administração de uma loja ou estabelecimento comercial é uma tarefa que requer parte de nosso tempo e atenção se quisermos que nosso negócio siga uma via de desenvolvimento ótima e chegue a ter sucesso. Há uma série de pontos e estratégias que são bastante úteis para os proprietários e gestores de vendas.

1. Controlar as vendas e ter um registro das mesmas é fundamental na hora de administrar uma loja. A periodicidade do controle de vendas pode variar em função do tipo de negócio, mas ter acesso a dados como este diariamente e de forma rápida permite estar a par do pagamento dos clientes, dos lucros e da linha que o comércio segue.

2. Inventário atualizado. Realizar um inventário de forma periódica é crucial para a boa gestão de qualquer loja ou estabelecimento, já que garante um funcionamento melhor do negócio. Dispor de um bom sistema na realização do inventário que seja ao mesmo tempo simples e eficiente permite ter um controle constante das vendas, do estoque e dos produtos mais vendidos. Este último ponto é realmente importante, pois proporciona-nos dados sobre as necessidades de nossos clientes que seria bom aproveitar como estratégia para aumentar as vendas no futuro.

3. Objetivos de vendas razoáveis. Quando se trata de administrar uma loja, da mesma forma que no planejamento comercial de qualquer negócio, é importante estabelecer objetivos ou metas que sejam claros e alcançáveis dentro de nossas possibilidades. É preciso estabelecer uma previsão de vendas, isto é, o que esperamos vender tendo em conta a porcentagem de vendas atual; e um objetivo de vendas que determine o que queremos vender nesse período de tempo. Depois, será necessário estabelecer quais serão as estratégias e ferramentas que nos ajudarão a atingir o objetivo de vendas estabelecido.

4. Gestão de preços. Este é outro passo importante na gestão de uma loja ou comércio. Estar em dia com as tarefas de administrar, estabelecer e alterar preços, descontos e promoções garante o bom funcionamento do estabelecimento, já que nos ajustamos às necessidades dos nossos clientes oferecendo-lhes um serviço melhor.

5. Tomada de decisões. Uma vez que tenhamos um conhecimento pleno dos dados que nos informam do bom ou mau funcionamento da loja, devemos iniciar, se necessário, um processo de tomada de decisões com o intuito de direcionar nosso ponto de venda para a obtenção de melhores resultados.

6. Estas são, entre outras, algumas das estratégias que devemos considerar e pôr em prática para fazer uma gestão ótima de uma loja. No entanto, como referimos no início do artigo, pode tornar-se uma tarefa bastante complicada se não tivermos conhecimentos oportunos para isso. É por esta razão que uma boa alternativa pode ser contar com o serviço de um bom gestor online para dispor de um excelente assessoramento trabalhista e fiscal em seu negócio.

Fonte: UmComo

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais