Consumidores de Porto Alegre pretendem gastar mais no Natal em 2019

Enquete de intenção de compras realizada pelo Sindilojas Porto Alegre mostra aumento no valor médio dos presentes, que será de R$ 164.

Os porto-alegrenses estão dispostos a gastar mais neste Natal. Segundo levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, os consumidores pretendem desembolsar em torno de R$ 164 por presente, com itens variando entre R$ 90 e R$ 247. No entanto, a média de compras diminuiu em relação ao ano anterior e será de 4,4 presentes por consumidor (em 2018, foram 4,6). O total gasto com todos os presentes deve ficar em R$ 526, em média. Ou seja, a intenção para o Natal 2019 pode ser de adquirir menos itens, mas com valores mais altos.

Com isso, a projeção é de que sejam movimentados R$ 458 milhões no comércio. As roupas seguem no topo da lista dos produtos (66,6%), seguidas por brinquedos (32,9%) e calçados (24,3%). Quando perguntados sobre o que desejam ganhar, os participantes da pesquisa escolheram roupas (33,4%), perfumaria e cosméticos (20,3%), e calçados (7,4%).

Para quem vai o presente?

Os filhos ainda serão os grandes presenteados neste Natal, com 63,4% das intenções. Chama atenção na pesquisa que a intenção de presentear os pais, declarada por 54,6% dos consumidores, ultrapassou a de presentear os esposos (as) e companheiros (as), que ficou em 36,3%, invertendo a ordem do ano passado.

Experiência na loja

Uma boa oportunidade para os lojistas é a preferência dos consumidores em comprarem os presentes pessoalmente. As lojas de rua são a escolha de 60,3%, seguidas pelas lojas de shopping (55,7%). As compras pela internet aparecem em terceiro lugar (9,7%).

O movimento mais acentuado no comércio deve acontecer nos últimos quinze dias antes do Natal, quando 28,3% dos consumidores começam a providenciar os presentes. Ainda assim, a maioria seguirá deixando para a última hora: 34% das pessoas irão às lojas na última semana.

E, sobre as formas de pagamento, os lojistas podem se preparar para os pagamentos à vista, em dinheiro, já que será a forma de pagamento escolhida por 52,3% dos consumidores. Para o uso do cartão, 30% pretendem parcelar suas compras, enquanto 28,9% devem pagar no débito.

A pesquisa foi realizada com 350 pessoas que comprarão em Porto Alegre. As informações completas estão disponíveis no link abaixo!

Acesse a pesquisa completa