Consumidores pretendem comprar mais smartphones do que celulares

No mundo, 32% têm a intenção de adquirir o telefone inteligente, contra 24% que querem o comum, diz Ibope. Apple é a marca favorita, com 38% das intenções de compra

Os consumidores pretendem comprar mais smartphones do que celulares em 2012. Em âmbito mundial, 32% têm a intenção de adquirir o telefone com internet, contra 24% que desejam o comum. As informações são de uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), que ouviu 40.557 pessoas em 44 países, sendo 2.002 no Brasil. A Apple é a marca preferida, liderando as intenções de compra com 38%, mais do que o dobro da segunda colocada Samsung, que teve 15%. Completam a lista as marcas Nokia (8%), RIM/Blackberry (7%), HTC (6%) e LG (3%). Em 2011, a posse global de smartphones quase dobrou, passando de 19% para 35%, enquanto os celulares comuns tiveram uma queda, de 86% para 80%. No Brasil, o ano de 2011 representou uma forte popularização dos aparelhos, com um crescimento de 179%. No entanto, apenas 10% dos brasileiros que possuem um celular têm um smartphone.