Consumidores terminam o ano confiante no cenário econômico, aponta Fecomercio

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fecomercio encerrou 2009 com um patamar recorde, atingindo em dezembro 155,2 pontos, alta de 1,3% em relação a novembro, e de 22,2% em comparação a igual mês…

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fecomercio encerrou 2009 com um patamar recorde, atingindo em dezembro 155,2 pontos, alta de 1,3% em relação a novembro, e de 22,2% em comparação a igual mês de 2008. Segundo a entidade, além da melhoria do emprego e da renda, a base de comparação com 2008 é fraca, quando o humor dos consumidores foi fortemente afetado pela crise internacional. Em dezembro de 2008, o ICC registrou 127 pontos (queda de 4,3% na margem).

“”Em 2009, o nível de atividade foi influenciado pelas perspectivas sustentáveis de crescimento econômico que, por sua vez, condicionaram a melhoria na confiança do consumidor. O indicador encontra-se acima da média histórica e compatível com a expansão do consumo, o que reforça um quadro de continuidade do otimismo dos consumidores nos próximos meses””, aponta nota da entidade. No segundo semestre de 2009, o indicador apresentava tendência de recuperação gradual da confiança do consumidor abalada pela crise. Excluindo o mês de agosto (0%) e novembro (-0,7%), o índice apresentou resultados positivos em todos os outros meses do segundo semestre. A combinação da melhoria do emprego e renda, junto às ações anticíclicas do governo, foram fatores fundamentais para sustentar o crescimento da confiança.

O ICC é composto por dois sub-índices: o Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA) e o Índice de Expectativa ao Consumidor (IEC). O ICEA, que determina a percepção dos consumidores no curto prazo, obteve alta em dezembro de 2009 de 4,1%, chegando a 149,7 pontos. A elevação deve-se ao aumento da confiança do público masculino (5,3%, alcançando 155 pontos) e dos consumidores com 35 anos ou mais (5,8%, alcançando 147,8 pontos), principalmente dos paulistanos com faixa de renda de menos de 10 salários mínimos (4%, alcançando 148,1 pontos). Já o Índice de Expectativa do Consumidor (IEC), que determina a percepção dos consumidores em relação ao médio e longo prazos, apresentou em dezembro uma pequena queda de 0,3% atingindo 158,9 pontos. O público feminino continua menos otimista em relação à expectativa futura, com redução de 0,8% em suas avaliações, atingindo 154,8 pontos.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas POA realiza reunião de diretoria para debater temas estratégicos do s...

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    CAGED de dezembro 2024: Fechamento do ano do mercado de trabalho

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Mercado de trabalho em Porto Alegre: pesquisa do Sindilojas POA aponta desafios e ...

    Veja mais